Indústria de alimentos supera desafios com inovação

Bem-estar e praticidade. Essas são as duas principais macrotendências para o setor alimentício. “Há uma busca do mercado em alcançar esses objetivos. Quem conseguir juntar os dois, melhor ainda”, analisa Matheus Stival, diretor de planejamento da Stival Alimentos. De acordo com a pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, 83% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em alimentos saudáveis e 79% já substituem produtos da alimentação convencional pensando na saúde. E é essa a estratégia da empresa paranaense que acaba de anunciar o reposicionamento da marca Caldo Bom, líder em vendas na região Sul e com forte crescimento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Com a retirada da marca Stivali do mercado, todos os produtos passaram por reavaliação e foram incorporados à Caldo Bom, com uma nova identidade visual, única e mais marcante para o consumidor. O investimento no redesign das embalagens e em todo o reposicionamento da marca chega a R$ 2 milhões. E as linhas saudáveis ganham cada vez mais força. Já são seis opções de Mix Grãos, produtos que trazem combinações de grãos, cereais e vegetais, e em outubro será apresentado ao consumidor o mix de Arrozes Integrais. Também esse mês a empresa lança a linha Naturais, com os itens mais procurados da categoria, como quinoa, gergelim sem casca, aveia em flocos, chia, linhaça marrom e dourada. “E a lista de lançamentos já passa dos vinte itens que serão colocados nas gôndolas até o início de 2018”, revela o presidente da empresa, Alexandre Stival.

As variedades foram escolhidas levando em consideração o gosto do consumidor brasileiro. São grãos selecionados, com alto grau de pureza e que passam por rigorosos testes de qualidade realizados por uma equipe especializada. As novas embalagens trazem receitas no verso com sugestões de preparo.

Para manter sempre um portfólio renovado, a marca conta com uma equipe exclusiva de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focada no estudo, análise e desenvolvimento de produtos, com um orçamento anual direcionado a isso. “A inovação corre nas veias da Caldo Bom. Contamos com uma agenda extensa de lançamentos para garantir que o consumidor esteja sempre atualizado com o que há de melhor”, diz Alexandre. Outra melhoria que saiu da cozinha laboratório do departamento foi a retirada da adição de sal dos pratos semiprontos da marca, que traz risotos e massas de preparo rápido. Agora, o próprio consumidor pode colocar a quantidade de sal mais adequada ao seu paladar.

E caminhando lado a lado com o PD&I vem o setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP). “A cada lançamento de produto, o uso da planta da fábrica é estudado. Nós otimizamos o parque industrial para que o aumento do número de linhas venha acompanhado de um uso racional das máquinas”, explica Matheus. Hoje são mais de 300 produtos no portfólio.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email