Grupo Piracanjuba inicia ampliação da Unidade Fabril de Araraquara
O Grupo Piracanjuba trabalha diariamente para transformar o futuro da alimentação, por isso, procura desenvolver ações que causem impacto positivo em toda a sociedade. Com esse foco, a companhia lançou na segunda-feira (25 de novembro) a pedra fundamental da ampliação da Unidade de Araraquara, obra que prevê mais eficiência e sustentabilidade para a planta.
A ampliação contempla a construção de um centro de distribuição e de uma nova caldeira de biomassa, além da modernização e aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com tecnologia para produção de biogás. A empresa prevê investimentos de R$ 93 milhões na obra, que deve ser concluída no fim do próximo ano.
A atual ETE terá sua capacidade de tratamento aumentada em 50%, de 60 para 90m³/h. Isso significa que a água será devolvida ao meio ambiente com qualidade ainda melhor e que haverá redução de resíduos sólidos. A estação também será modernizada, com a instalação de um biodigestor, que vai gerar biogás para utilização como combustível na caldeira, que poderá usar 15% desse combustível. Desse modo, 800 árvores por mês deixarão de ser cortadas. A nova caldeira, à biomassa, vai usar combustível renovável e terá capacidade de 15 toneladas/hora de vapor.
“São iniciativas alinhadas com nossa Política de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que reforçam nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As obras da ETE e da caldeira contemplam eficiência energética, redução das emissões de gases de efeito estufa e substituição do uso de combustível fóssil. São práticas inovadoras e sustentáveis, que visam não apenas o sucesso corporativo, mas o bem-estar da comunidade e das futuras gerações”, afirma o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.
A ampliação da Unidade de Araraquara abrange, ainda, a construção de um centro de distribuição, mais amplo, com 11 mil novas posições pallets, que vai proporcionar melhor gestão de estoque e melhores condições de trabalho para os colaboradores.