O cafezinho faz parte da rotina diária de milhares de brasileiros. A bebida é tão importante que existe até uma data comemorativa só para ela: 14 de abril – Dia Mundial do Café. E não é para menos. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Além disso, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para água.
Já a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) informou que entre novembro de 2022 e outubro de 2023, o consumo da bebida no país cresceu 1,64% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2021 a outubro de 2022.
Os números mostram que esse é um mercado ainda cheio de oportunidades para novos produtos, especialmente porque o brasileiro adora novidades. “O mercado brasileiro de café é um dos mais robustos e influentes do mundo, dado que o Brasil é o maior produtor e exportador global dessa commodity. O mercado interno de café no Brasil também é significativo, com um consumo per capita em crescimento nos últimos anos. O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo, tanto em volume quanto em variedade de produtos, incluindo café torrado e moído, solúvel, em cápsulas, entre outros”, comenta Tina Cação, diretora de Vendas da JDE Brasil. Em entrevista exclusiva ao portal da Revista Distribuição, ela afirma que a categoria tem potencial para crescer ainda mais. “Ainda há espaço para expansão, impulsionados pela crescente demanda por cafés especiais, inovação, expansão do mercado fora do lar e conscientização sobre saúde”, comenta.
Tina conta que neste ano, A JDE adquiriu o negócio de cafés e chás do Grupo JAV visando complementar seu portfólio de marcas no Brasil, além de ampliar sua presença, de forma relevante, no Norte e Nordeste do país. “Esperamos que os shoppers destas regiões sejam beneficiados pela nossa rica experiência no mercado de cafés e chás tanto no Brasil, como no exterior, e que nossa empresa possa alcançar novos públicos, como os consumidores de chás por exemplo, além de ampliar a distribuição das demais marcas do portfólio JDE, como L’OR e Pilão”, destaca.
Tendências
Apesar da maior parte do consumo doméstico ainda ser de café tradicional, o mercado brasileiro de café premium tem crescido muito. “Acreditamos, que a premiunização do mercado de cafés continuará sendo uma forte tendência nos próximos anos, pois ela vem impulsionando a diversificação de categorias no mercado cafeeiro e mostrando o quanto as preferências dos shoppers pelo café estão sendo aprimoradas para além do cafezinho tradicional”, avalia Tina.
Ela ainda diz que a JDE realiza pesquisas constantes com os shoppers e, assim, desenvolve lançamentos e produtos inovadores para acompanhar as tendências do mercado. “Desde 2017, “premiunizamos” o varejo brasileiro com nossa marca premium L’OR, que nasceu na França e chegou ao Brasil para liderar o mercado nesse segmento, levando o selo de certificação “Gourmet” em todos os cafés da marca”, pontua.
Estratégias para o atacado
O atacado distribuidor tem um papel importante na capilaridade de portfólio da categoria, devido à alta cobertura de pontos de venda. Segundo Tina Cação, o mercado de cafés especiais ou cafés premium está em ascensão e tem crescido duplo dígito. Além disso, o número de produtos do segmento cresce de forma acelerada, por isso é importante disponibilizar SKU’s de qualidade superior em todos os perfis de lojas. “Outro ponto atrativo no desenvolvimento do portfólio premium é a alta conversão, pois 70% dos consumidores que conhecem o portfólio compram”, diz.
Tina afirma que para um atacado distribuidor trabalhar a categoria de cafés especiais de forma eficiente, é importante seguir algumas estratégias específicas, atuando em parceria com a indústria:
- Conhecer o mercado: o distribuidor deve estar sempre atualizado sobre as tendências e demandas do mercado de cafés especiais, entendendo as preferências dos consumidores e as características dos diferentes tipos de café.
- Selecionar fornecedores de qualidade: é essencial estabelecer parcerias com produtores de café especial renomados e que ofereçam produtos de alta qualidade. Isso garantirá a satisfação dos clientes e a fidelização deles.
- Oferecer variedade de produtos: além de trabalhar com cafés especiais de diferentes regiões e sabores, o distribuidor deve oferecer uma variedade de formatos de café (grão, moído, em cápsulas etc.) para atender às necessidades de diferentes tipos de consumidores.
- Marketing e comunicação: investir em ações de marketing e comunicação para promover os cafés especiais, destacando suas características únicas e diferenciadas. Isso pode incluir ações em redes sociais, degustações em pontos de venda e parcerias com cafeterias e eventos do setor.
- Treinamento da equipe de vendas: é fundamental capacitar a equipe de vendas do distribuidor para que eles possam oferecer um atendimento personalizado e conhecimento técnico sobre os cafés especiais, auxiliando os clientes na escolha dos produtos mais adequados às suas necessidades.
A importância do mix e do sortimento de produtos
A categoria de café é consumida em diferentes momentos do dia e de diferentes formas, por isso é essencial que as lojas disponibilizem diferentes segmentos de café, Torrado & Moido, Cápsulas, Solúvel, Cappuccino e Grãos. “Com a estratégia de portfólio prioritário em mãos, o atacadista pode direcionar o portfólio ideal para cada varejista. Em cada ida ao ponto de venda, o shopper compra mais de dois segmentos, por isso a importância de um portfólio diversificado que permite mixar diferentes segmentos e produtos”, orienta Tina.
Ela ainda afirma que outra estratégia importante é a segmentação de loja, ou seja, definir o perfil da loja com base no local que está situada e no portfólio que ofertado em diferentes categorias, assim é possível diferenciar lojas por perfil de compra, podendo direcionar o sortimento correto para cada perfil.
Para Tina, o atacadista distribuidor pode auxiliar o varejista na composição do mix de cafés de diversas formas, colaborando para que o varejista ofereça uma variedade de produtos que atenda às necessidades e preferências dos consumidores. “Ao colaborar com o varejista na composição do mix de cafés, o atacadista distribuidor fortalece a parceria com seus clientes, contribuindo para o sucesso do negócio e para a satisfação dos consumidores finais”, finaliza.
Confira orientações de Tina Cação sobre como o canal indireto pode auxiliar o varejo a compor um mix assertivo:
1. Consultoria especializada: O atacadista distribuidor pode fornecer orientações e informações sobre as características e peculiaridades dos diferentes tipos de café disponíveis em seu portfólio e uma recomendação de mix ideal, auxiliando o varejista na escolha dos produtos mais adequados para compor o mix de cafés.
2. Promoções e ofertas especiais: O distribuidor pode oferecer promoções e descontos exclusivos para os clientes varejistas, incentivando a compra de determinados produtos e facilitando a inclusão de novos itens no mix de cafés.
3. Treinamento da equipe de vendas: O atacadista distribuidor pode oferecer treinamentos e capacitação para a equipe de vendas do varejista, fornecendo informações sobre os produtos, técnicas de vendas e estratégias para promover os cafés especiais de forma eficaz.