Danone se reorganiza e prevê faturar até 10% mais
Uma das maiores fabricantes de produtos derivados de leite do mundo, a francesa Danone está reestruturando sua operação globalmente, incluindo o Brasil. Na pandemia, a operação no mundo sofreu impactos, perdeu espaço para concorrentes e anunciou demissões. Em março deste ano, o então presidente global Emmanuel Faber, em meio a pressão de fundos ativistas, deixou a empresa.
Há pouco menos de dois meses, a Danone passou a ser comandada por Antoine de Saint-Affrique.
No Brasil, a empresa está unificando suas três divisões de negócios (produtos lácteos e de base vegetal, águas e nutrição especializada) em uma. Edson Higo, que comandava a unidade Nutricia, assumiu a presidência da subsidiária. Os outros dois executivos saíram.
“Passamos a ter uma face única como empresa para todos os ‘stakeholders’. O consumidor também vai sentir essa mudança”, diz Higo, que chegou à Danone em 2009. Um exemplo é o uso das relações comerciais das outras unidades com o varejo farmacêutico para expandir a presença de iogurtes nesses canais. “Já vendemos os iogurtes YoPro em algumas farmácias”, conta.
No Brasil, a Danone segue no topo do mercado de iogurtes, com 34,1% de participação, segundo a Euromonitor.
fonte: Valor Investe.