O mês de dezembro foi o pior mês de vendas para o varejo alimentar em 2024, é o que indica o radar da Scanntech. A queda nas vendas foi impulsionada, principalmente, pela antecipação das compras de final de ano, que aconteceram na Black Fridaye pelo aumento de preços, resultado de fatores climáticos e da desvalorização do câmbio.
As cestas de Tabaco (cigarro) e Pets (brinquedos, ração, petiscos, higiene) foram as únicas que apresentaram crescimento de vendas de unidades , com um aumento de 2,6% e 1,5%, respectivamente. Já a mercearia básica destacou-se pelo aumento expressivo nos preços (14,4%). Esse aumento foi liderado, sobretudo, pelas categorias de café, óleo e leite, que registraram variações significativas ao longo do ano.
“Novembro e dezembro são meses tradicionalmente aquecidos para o varejo alimentar devido às sazonalidades. Contudo, em 2024, o efeito calendário impactou diretamente as vendas de dezembro, resultando em um mês fraco em todo o país. Muitos consumidores aproveitaram os preços mais baixos da Black Friday para adquirir os itens típicos da época e, por isso, não realizaram compras nos dias próximos ao Natal. O aumento dos preços também foi um fator determinante para essa queda”, comenta Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech.
Desempenho abaixo do esperado no Natal
De fato, tal antecipação das compras na Black Friday influenciaram os resultados, onde o pico de vendas do primeiro sábado de dezembro foi substituído pela Black Friday, em 29 de novembro. Até 21 de dezembro, as vendas caíram 3,8%, reflexo direto do impacto da sazonalidade, que eliminou o pico de vendas normalmente registrado no primeiro sábado do mês. No período pós-Natal e Réveillon, entre os dias 26 e 31 de dezembro, a retração foi ainda mais acentuada, com queda de 6,6%. Em 2023, o domingo de Réveillon caiu no dia 31, minimizando os impactos negativos. Já em 2024, a combinação de um dia 29 mais fraco e o efeito residual da Black Friday resultou em um desempenho abaixo do esperado.
As categorias que impulsionaram as vendas na última semana de novembro, como cerveja, leite, açúcar, arroz e sabão, apresentaram retrações significativas em dezembro, com quedas ainda mais marcantes no período natalino, entre 22 e 25 de dezembro. Entre as cestas, as maiores quedas durante o período foram registradas em bebidas (-17,2%) e perfumaria (-18,3%). A mercearia básica também sofreu um recuo expressivo, ficando em terceiro lugar no ranking de retração, com queda de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em relação às regiões do país, a Norte foi a que apresentou a pior performance em unidades (-6,2%) no mês de dezembro,, puxada pelos maiores aumentos (4,4%) de preço do país. Já o Nordeste, apresentou o menor aumento de preço (1,8%) e de faturamento (4,8%), mantendo-se próximo à média nacional.