Pesquisa FIPE/Alelo aponta alta em vendas e faturamento em supermercados

Dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) calculados pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que, em agosto, houve alta nas quantidades e valor transicionados em supermercados feitos via cartão benefícios (vale-alimentação e vale-refeição).

Entre julho e agosto de 2024*, os supermercados registraram uma elevação de 4,4% no número de transações, além de um crescimento de 7,1% no valor transacionado. O valor médio por transação apresentou um incremento de 2,5% no mesmo período.

Já na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados apurados em agosto indicaram um crescimento expressivo de 15,9% no número de transações, em paralelo ao aumento de 29,6% no valor transacionado em supermercados. O valor médio por transação também exibe uma variação positiva no período (+11,8%).

Comparando-se o desempenho no acumulado de 2024 (até agosto) e o resultado no mesmo período de 2023, as transações em supermercados cresceram 11,3% em volume e 18,6%, em valor (faturamento). O valor médio por transação, por sua vez, registrou uma expansão de 6,5% na comparação entre esses dois recortes temporais.

Finalmente, considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses e o desempenho no período precedente, os supermercados exibiram um aumento de 10,9% nas transações efetivadas. Já em termos de valor (faturamento), a expansão chegou a 17,4%, enquanto o valor médio por transação cresceu 5,9% nesse mesmo intervalo temporal.

De acordo com o IPCA/IBGE, os preços da alimentação no domicílio registraram deflação de 0,4% em agosto. Em relação ao mesmo mês de 2023 (últimos 12 meses), o subgrupo exibe uma inflação de 4,6%.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email