Atenção em quem manda
Todo mundo de olho no consumidor, buscando saber o que ele quer e adequando as suas operações aos anseios e as vontades dele para se sobressair no mercado. Estas foram as conclusões iniciais sobre o mercado americano do grupo de empresários e executivos da cadeia de abastecimento brasileira, que participam da 25ª VTI, promovida pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, durante reunião realizada na Universidade do Arizona. “Juntado todas as aulas, palestras e visitas que fizemos até o momento, o que me marcou foi a frase ouvida no Google de um executivo: não estamos preocupados com a concorrência e sim com o usuário”, disse Juscelino Júnior, do Jota Forte, de Minas Gerais.
As mudanças e inovações de mercado, cada vez mais rápidas, também foi um aspecto lembrado pelos participantes desta edição, que tem como destino as cidades de San Francisco, na Califórnia, e Tucson e Phoenix, no Arizona. “Uma vez observei um aspecto de uma operação de uma empresa que levou 15 anos para chegar ao Brasil, agora, em 2011, vi um modelo de loja na França, que demorou um ano e meio para eu ver a mesma loja em São Paulo. Isto indica que as coisas chegam com uma velocidade maior e temos de procurar ver e fazer as coisas acontecerem”, afirmou Juliano Cesar Faria Souto, da Fasouto, de Sergipe.