Atacado distribuidor acumula crescimento de +7,2% em 2024

O desempenho do setor atacadista distribuidor segue positivo com o passar dos meses de 2024. De acordo com dados do Termômetro ABAD, produzido em parceria com a NielsenIQ, entre janeiro e agosto, o crescimento acumulado atingiu +7,2%. O oitavo mês teve um impacto importante no aumento desse percentual, já que apresentou o melhor resultado do ano, com desempenho +11,3% superior ao observado no mesmo período de 2023.

É interessante analisar que desde maio, quando houve crescimento de +6,1%, o setor vem em uma linha ascendente de desempenho, registrando aumento de +6,6%, +10,3% e 11,3% no faturamento dos meses subsequentes. O único mês do ano de 2024 que apresentou retração foi março, com queda de -4,3%.

No comparativo entre agosto e julho de 2024, também há um crescimento importante de +1,8%, o dobro do observado no mesmo comparativo do ano passado.

As empresas com faturamento entre R$ 25 milhões e R$ 45 milhões e as empresas que faturam mais de R$ 100 milhões, as gigantes do setor, contribuiram positivamente para a média do percentual apurado no mês de agosto (+11,3%). Já as empresas que faturam entre 1,5 milhão e 25 milhões e as que faturam entre 45 milhões e 100 milhões puxaram para baixo.

“O desempenho positivo do setor atacadista distribuidor em 2024 reflete o empenho contínuo das empresas em se adaptarem às demandas do mercado e às mudanças econômicas. É um resultado particularmente relevante em um momento de desafios no ambiente macroeconômico. É imprescindível que o setor continue atento às transformações econômicas e regulatórias em curso, especialmente no que diz respeito à reforma tributária e à busca por maior estabilidade fiscal”, afirma o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

A entidade, segundo ele, segue comprometida em dialogar com o governo e os órgãos competentes, buscando um ambiente de negócios mais previsível e justo, que permita às empresas atacadistas e distribuidoras continuarem a crescer de forma sustentável.

Varejo

Com base nas apurações da NielsenIQ, é possível observar que, o setor varejista cresceu duplo dígito em valor no mês de agosto, fechando o mês mais aquecido do que julho e do que a média do ano. Entre as possíveis causas desse desempenho está o Dia dos Pais, data comemorativa que levou tanto as vendas físicas quanto as on-line a um aumento considerável no comparativo com 2023.

Além disso, canais como hiper, super grande e cash&carry tiveram uma aceleração no desempenho positivo, chegando a ultrapassar os patamares do acumulado de 2024 e registrando crescimento, respectivamente, de +4,6%, +10,2% e +14,8%. Em contrapartida, o canal eletro apresentou retração de -18% no período.

Outro apontamento da NielsenIQ diz respeito às commodities, que tiveram o maior crescimento em valor dentre os produtos, puxado pelo repasse de preço bem acima do que foi praticado na média do ano.

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