Setor atacadista distribuidor encerra 2024 com crescimento de 8,7%

Os mais recentes dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, que detalha o desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento, mostram que o setor acumulou crescimento de +8,7% em 2024 quando comparado aos 12 meses de 2023. Na comparação com dezembro do ano passado, a alta foi similar à anual: +8,6%. Já com relação ao mês de novembro de 2024, houve, também, desempenho positivo, mas mais tímido, de apenas +1%.

Na visão de Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, a pesquisa mostra que o setor conquistou um desempenho sólido ao longo de 2024, crescendo acima da inflação mesmo em um ano repleto de desafios. “O trabalho consistente de toda a cadeia de abastecimento reforça a importância de avançarmos em medidas que garantam um ambiente mais estável e favorável para os negócios”, mencionou.

Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD

Entre os temas destacados pelo executivo estão a regulamentação da reforma tributária – aprovada no início deste ano e convertida na Lei Complementar nº 214/25. “Seguiremos trabalhando para sustentar esse ritmo de crescimento ao longo de 2025 e nos preparando para o processo de adaptação às mudanças impostas pela reforma”, declara.

Varejo

O Termômetro também traz considerações relevantes sobre o varejo nacional feitas por especialistas da consultoria NielsenIQ. O estudo também menciona que, ao longo do ano passado, o varejo nacional cresceu +9,4%, sendo que Cash & Carry e Farma tiveram o melhor desempenho no período, crescendo acima de dois dígitos (+12,9% e +12,1% respectivamente).

De acordo com a análise, em 2024, três situações tiveram destaque: os impactos climáticos refletindo diretamente no consumo com o aumento do volume de vendas de ventiladores e ar-condicionados e o prejuízo em safras específicas como arroz e café (por contas das ondas de calor em todos os meses do ano); a inflação alimentar com curvas ascendentes de preços na alimentação básica, gerando dívidas maiores entre a população; e a evolução nos formatos de compra que transforma o varejo pela integração dos ambientes físico e digital e pelo ganho de relevância dos marketplaces.

Ajude a ABAD a compor mensalmente o Termômetro ABAD NielsenIQ. CLIQUE AQUI para assinar o Termo de Adesão e contribua! Todos os dados compartilhados são tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo sigilo às empresas.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email