Revista DISTRIBUIÇÃO comemora 28 anos de publicação

Por Cláudia Rivoiro

Informar, atualizar, comunicar, destacar e tudo com qualidade. O objetivo da DISTRIBUIÇÃO, revista editada pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, desde o seu nascimento, em 1993, sempre foi esse e assim tem sido ao longo desse tempo. Na época, Luiz Antônio Tonin era o presidente da entidade. Em seu mandato, a revista foi mensalizada e iniciou a sua trajetória de reportagens e coberturas assinadas por profissionais reconhecidos no jornalismo brasileiro. “A revista foi e continua sendo uma grande impulsionadora do desenvolvimento do setor atacadista distribuidor através de suas matérias, que proporcionam inovação e melhoria contínua das empresas. Parabéns!”, enfatizou Tonin.

Completadas 323 edições até o presente momento, cerca de 30 mil páginas, a publicação nunca deixou de circular nesse período e é considerada importante porta-voz dos interesses do setor. A história da evolução do Atacado Distribuidor no país e no exterior, as suas dificuldades e também as realizações sempre foram retratadas em suas páginas, mostrando a sua modernização e pujança em seus objetivos profissionais. Contando desde 2018 com um Comitê Editorial, criado na gestão do presidente Emerson Destro, a revista sempre teve como o seu principal foco o canal indireto. “Ambas as versões, impressa e digital, trazem um conteúdo muito relevante para os seus leitores. Os integrantes do canal indireto devem se utilizar desse meio para se atualizarem, porque o universo de temas abordados é muito amplo, vai desde marketplace, logística, caminhões até lançamentos”, enfatizou Destro.

Presidentes da República, ministros e secretários de Estado; presidentes, CEOs e diretores de indústrias; viagens técnicas em vários países; a Convenção anual do setor; feiras; eventos; notícias das 27 filiadas; os números do Banco de Dados ABAD/FIA; lançamentos, compras, vendas e fusões de negócios; além de muitas análises feitas por economistas, sociólogos, advogados, consultores e, claro, empresários que trabalham no dia a dia do negócio sempre estiveram nas páginas da publicação.

Circulando com oito edições anuais e contando desde 2018 com um Comitê Editorial, a revista traz tradicionalmente na edição de maio o Ranking Anual do setor, fruto da parceria de 27 anos com a consultoria Nielsen e a FIA (Fundação Instituto de Administração), que faz uma leitura do setor, por meio de informações cedidas espontaneamente por empresas associadas da entidade.

A coordenação do trabalho está desde o seu primeiro número sob a liderança do professor Nelson Barrizzelli, da FIA. “O estudo aponta a importância crescente do setor na distribuição que ele se propõe a fazer, como de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e perfumaria”, ressalta o coordenador.

No mês de novembro é a vez da pesquisa “Categorias em Destaque”, que se encaminha para o seu sexto ano de publicação, também um levantamento produzido em conjunto com a Nielsen. Em dezembro, a cobertura do Encontro do Valor, evento que premia os parceiros do setor, traz os ganhadores do troféu Fornecedor Nota 10. E para acompanhar a evolução da comunicação digital, a revista conta ainda com um site exclusivo com notícias e postagens diárias, entrevistas exclusivas e vídeos. A publicação também coleciona prêmios como da Aberje, da GS1 Brasil, Especialistas e New Holland de Jornalismo (segundo lugar), entre outros.
O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, que acompanha a revista há muito tempo, ressaltou o esforço da equipe que produz e edita a publicação, no árduo e contínuo trabalho para elaborar conteúdo relevante ao setor. “Que continuemos com essa mesma garra de informar na medida certa, para que o setor e os parceiros estejam sempre atualizados”, destacou.

Confira a edição de março/abril da Revista Distribuição

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email