Palestra debate gestão tributária no pequeno varejo

A questão tributária tem se tornado uma grande preocupação para a maioria dos varejistas, já que a classificação fiscal correta do cadastro de produtos é fundamental para os cálculos de impostos (PIS, Cofins, ICMS). Na palestra Pequeno Supermercadista usa Tecnologia e Internet na sua Gestão Tributária, realizada no dia 8 de agosto, durante o evento ABAD 2017 São Paulo, o varejista e consultor Geraldo Aniceto apresentou o case do Supermercado São Sebastião, que usa a tecnologia e a internet para acompanhar os impostos nas vendas em tempo real.

A partir da implantação de um premiado processo de monitoramento tributário em tempo real, o supermercado faz a verificação pós-venda e um painel mostra imediatamente onde está o erro. “Trata-se de uma tecnologia simples que resolve o problema”, afirma o palestrante.

“A área tributária é fundamental para o negócio dar certo. É preciso atentar a aspectos como a classificação fiscal correta do cadastro de produtos, que impacta os cálculos de impostos. Por isso agimos proativamente ao buscar um sistema informatizado que pudesse apontar eventuais falhas no cálculo dos tributos antes de encerrar o mês. Acabamos adotando um sistema que aponta falhas em tempo real, a cada venda feita, o que nos permite fazer as correções necessárias”, diz.

Segundo ele, o processo pode ser utilizado em várias áreas: redes de varejo com várias filiais, empresas de contabilidade, atacadistas distribuidores e prestação de serviços. O objetivo, diz ele, é disponibilizar para os respectivos clientes informações e códigos tributários dos produtos vendidos. “Que tipo de empresa queremos ser?”, questiona Aniceto, destacando que existem três tipos: as que fazem as coisas acontecer, as que observam o que acontece e as que se perguntam o que aconteceu.

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