Cultura: produtividade
*Por Juliano Cesar Faria Souto
Aproveitando o “lado bom” das redes sociais ,onde podemos estar conectado a qualquer momento a conteúdos os mais variados , de forma sintética, variada e com diversidade de temas e opiniões . Por fazer parte do meu dia a dia , como sócio administrador e gerente geral de empresa familiar , os temas produtividade x ansiedade x clima organizacional x resultados são uma tônica e prioridade em nossos objetivos na gestão de pessoas , que em minha opinião é o maior e mais sustentável diferencial para as médias empresas neste mundo globalizado e interconectado .
Deparei- me então com dois conteúdo sobre o tema: um trecho escrito por Amansa Botelho e postado na secção Sua Carreira do site do Estadão: 9 dicas para parar de procastinar e fazer seu dia render mais e, pasmem, o Sensa, que é um aplicativo móvel projetado para ajudar as pessoas a lutar contra vários problemas de saúde mental, encontrar sua paz interior e acalmar sua mente, onde o conteúdo do aplicativo é criado por psicólogos comportamentais e você pode optar por seguir o plano por 1, 3 ou 6 meses, dependendo de como se sente.
Inicialmente, temos que a clareza que num cargo de líder numa empresa, somos acostumado a tomar decisões rapidamente o dia inteiro, mas muitas vezes não conseguimos evitar a procrastinação (adiar tarefas difíceis ou chatas para fazer outras mais tranquilas ou prazerosas).
A psicóloga Eymi Rocha, especialista em terapia cognitivo-comportamental, as principais causas podem ser: medo, insegurança, sensação de incapacidade, de inferioridade ou até por perfeccionismo
Como isso acontece com profissionais no topo do comando e como escapar dessa armadilha? Vamos as dicas:
- Entenda a tarefa e por que está adiando. (refletir o motivo de delongar decisões importantes)
- Escape do perfeccionismo (Não espere o momento perfeito para realizar algo. Comece, dê o primeiro passo e durante o processo busque melhorar)
- Faça uma lista de atividades (organize as tarefas. Os prazos são importantes para não fugir do senso urgência. Gerencie seu tempo)
- Não se distraia com as redes sociais
- Faça a pior tarefa na sua melhor hora (fazer o mais difícil na hora do dia em que a pessoa consegue produzir mais
- Tenha objetivos e trace metas
- Foque seu pensamento no presente (equilíbrio entre pensar no passado, viver o presente e planejar o futuro, priorizando sempre o momento atual)
- Engaje a equipe e distribua tarefas. (preciso envolver mais pessoas nos processos da empresa, garantir que a equipe esteja engajada, distribuir afazeres)
- Cuide da mente e do corpo (saber lidar com as emoções praticar exercícios físicos e mentais podem ajudar. Noites mal dormidas e má alimentação também são prejudiciais.
- O cansaço pode levar a procrastinação por falta de energia.
Concluindo, reproduzo ilustração muito utilizada na classificação e priorização de tarefas, bem útil no dia a dia:
Por fim um alerta: um líder que deixa os compromissos para depois compromete o funcionamento da organização.
*Juliano Cesar Faria Souto – estanciano, 59 anos, administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como Sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo atualmente o cargo de vice- residente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.
O texto acima é minha livre interpretação e inteira responsabilidade, podendo não refletir exatamente o texto dos autores citados abaixo.
Para fundamentar o texto foram consultadas materiais de terceiros tais como: