ABAD faz plano estratégico para definir atuação futura

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, conduziu na semana passada, 9 de novembro, em São Paulo, o workshop “Rumo a uma nova ABAD”. Trata-se do primeiro de três encontros que serão realizados com o intuito de estabelecer um novo ciclo de atuação da entidade.

Sob a coordenação de Roger Saltiel, da Integration, que desenvolveu o plano de ação em parceria com o professor Nelson Barrizzelli, FIA-USP, e com Felipe Rutkosky, da NielsenIQ. O evento teve a participação da diretoria da ABAD, incluindo presidentes de conselhos; líderes e coordenadores regionais; ex-presidentes e da equipe executiva da ABAD, comandada pelo superintendente executivo, Oscar Attisano.

No ciclo passado, de 2019 a 2023, o Comitê Canal Indireto examinou as tendências e como a digitalização está transformando a dinâmica da cadeia de distribuição. “A ideia nesse primeiro encontro foi fazer um planejamento estratégico. Um momento de introspecção para definir em que a ABAD deve focar nos próximos anos. Sabemos que há muitos temas a serem colocados na mesa: a multicanalidade, a segmentação, o papel dos representantes comerciais, os diferentes modelos de negócios. Por isso, é tão importante se estruturar para entregar ainda mais valor ao associado”, esclareceu Roger Saltiel.

Apoiar de forma efetiva os agentes de distribuição é o grande objetivo da ABAD, segundo Oscar Attisano. “Estamos nos reunindo para entender, diante de tantas mudanças, o que precisamos fazer para melhorar ainda mais os serviços, as atividades e os produtos que desenvolvemos para os associados.”

Nesse primeiro encontro, a principal provocação foi estabelecer “onde queremos chegar”, disse Roger Saltiel. Para isso, para ajudar na reflexão, como pano de fundo, foram feitas apresentações de diferentes temas:

  • Desafios do Canal Indireto, Roger Saltiel/Integration.
  • Contexto de Mercado, com Felipe Rutkosky/NielsenIQ
  • Cenário Macroeconômico e Político, com Prof. Nelson Barrizzelli/FIA-USP e João Henrique Hummel/Action
  • Bechmarks de Associações, com Prof. Nelson Barrizzelli/FIA-USP
  • Pesquisa com associados da ABAD (NielsenIQ)

No final do encontro, que durou uma manhã inteira, foi aberta a discussão do Plano Estratégico com o objetivo de ouvir os primeiros insights sobre qual deve ser o foco da ABAD nos próximos 5 nos.

A segundo workshop já está marcado para fevereiro. O objetivo será tratar dos pilares de sustentação para identificar o que foi ambicionado e definir qual o caminho deve ser seguido para atingir a meta.

No terceiro e último workshop serão priorizados os projetos a serem levados adiante. Na sequência, durante a Convenção, em 2024, o resultado de trabalho será apresentado aos associados, bem como os projetos que surgiram.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email