ABAD apresenta nova proposta de texto para projeto de lei do distribuidor

Dando continuidade ao objetivo de melhorar o texto do projeto de lei 7477/2014 (PL Distribuidor) que está em análise no Congresso, o presidente do Conselho Deliberativo da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, representando o presidente Emerson Destro, entregou ao deputado federal Cabo Sabino (Avante-CE), relator responsável pelos ajustes no PL Distribuidor, uma nova proposta de texto para o projeto em reunião na sexta-feira (17), em Fortaleza. Também estiveram presentes Jocélio Aguiar Parente, presidente da filiada ACAD (Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), e Patrícia Fiore, assessora Jurídica da ABAD.

No encontro, realizado na sede da ACAD, o deputado ouviu atentamente a argumentação sobre a importância de rever alguns pontos críticos da proposta que está em análise. “Com a nossa experiência, mostramos ao deputado que, devido à complexidade dos contratos de distribuição, são corriqueiros os embates judiciais sobre os direitos e deveres inerentes à relação entre fornecedor e distribuidor. O principal embate são as ações de indenização pela extinção do contrato. Enfatizamos que o projeto de lei regula a extinção, trazendo maior segurança não apenas jurídica, mas econômica para ambos os lados”, afirma Patricia Fiore.

Como atacadistas e distribuidores da região, José do Egito e Jocélio Parente deram ao deputado vários exemplos práticos da insegurança que a ruptura de contrato traz, principalmente quando se faz investimentos de frota, galpão e equipamentos. “Quando acontece a ruptura do contrato, o distribuidor fica em desvantagem e tem prejuízos”, afirma Jocélio Parente. “O PL prevê justamente a indenização quando há esse tipo de investimento, inclusive em relação à extinção dos contratos”, diz José do Egito.

O deputado disse que há mérito na preocupação do setor e que a proposição é bem clara e definida. Ele ficou de apreciar o novo texto e intermediar o projeto junto às indústrias. O Cabo Sabino também solicitou à assessoria jurídica para listar todos os pleitos do setor em relação ao PL para que ele possa fazer a contra argumentação. “Foi muito positivo o encontro. O deputado se mostrou favorável aos nossos argumentos e motivado a intermediar pelo setor essa demanda”, concluiu José do Egito.

“Vamos continuar acompanhado agora a evolução desse debate no Congresso para ter certeza de que teremos o melhor texto possível, que realmente atenda aos interesses do setor”, disse Emerson Destro.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email