Premiação em alta
A ABAD e a GfK destacam mais uma vez os atacadistas e distribuidores que prestam um serviço nota 10 aos seus clientes varejistas de todo o País
Por Redação

A abertura da 39a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2019 Atibaia, realizada na noite de 23 de abril pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, também contou com a entrega dos prêmios de “Melhor Atacadista Distribuidor por Estado” e de “Melhor Atacadista Distribuidor Nacional”, pelo quinto ano consecutivo, apontados em pesquisa realizada entre janeiro e março deste ano pelo instituto de pesquisa de mercado GfK, por meio de questionário e entrevistas pessoais realizadas com mais de três mil varejistas de todas as unidades da Federação, com base nos serviços e nos atendimentos prestados aos seus clientes.
“O objetivo do estudo foi pesquisar, junto aos pequenos estabelecimentos atendidos pelo Canal Indireto, quais são seus principais fornecedores atacadistas/ distribuidores e qual a avaliação dos mesmos”, informa Marco Aurélio Lima, diretor de Varejo da GfK, responsável pela realização e pela apresentação da pesquisa no evento. Marco Aurélio Lima também apresentou um estudo que apontou que o varejo de vizinhança tem expectativa bem positiva de crescimento para 2019. Segundo a pesquisa “Mercado de Vizinhança”, apurada pela GfK Brasil, no primeiro trimestre, 71% dos varejistas avaliam que este ano será “melhor” ou “muito melhor” do que 2018.

A pesquisa, com periodicidade anual, tem como fontes de informação entrevistas pessoais com 400 lojistas e informações do Painel Pequeno Autosserviço, que visita mais de 23 mil lojas. O mercado de vizinhança tem nos distribuidores e atacadistas seus maiores parceiros para se abastecer em um país com dimensões continentais como o Brasil. Além disso, formam a maior frente de concorrência para híper e supermercados nas regiões em que atuam. Entre os fatores mais importantes para o varejista de vizinhança no relacionamento com distribuidores e atacadistas estão a agilidade na reposição do estoque e o preço baixo.
O e-commerce está influenciando com muita força essa relação. Os varejistas passaram a diversificar e ampliar seus canais de origem de compras. Com a mudança de comportamento no hábito de consumo da população em direção ao e-commerce, os varejistas estão aderindo a essa forma de comprar para manter as gôndolas abastecidas.
Segundo Marco Aurélio Lima, diretor da GfK e responsável pelo levantamento, “30% dos varejistas de vizinhança já adquiriram o hábito de comprar mercadorias para repor estoques via e-commerce, sendo que esse índice cresce na mesma proporção do porte da loja”. A pesquisa constata que nas lojas com quatro checkouts, ou mais, a proporção é de 39%. No palco, estiveram presentes representantes dos patrocinadores do evento, fornecedores e parceiros do setor.
OS PREMIADOS | |
Melhor Atacadista Distribuidor Nacional | Martins Comércio e Serviços de Distribuição |
Acre | RB Distribuidora / Ecoacre |
Alagoas e Sergipe | Andrade Distribuidor |
Amapá | Armazém Santa Maria |
Amazonas e Roraima | Mercantil Nova Era |
Bahia | Lutan Distribuidora de Alimentos |
Ceará | J.Sleiman & Cia. |
Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal | JC Distribuição e Logística |
Espírito Santo | Elson’s Produtos Alimentícios |
Maranhão e Piauí | Jorge Batista & Cia. |
Mato Grosso | Irmãos Domingos |
Minas Gerais | Decminas Distribuição e Logística |
Pará | Marques & Melo |
Paraíba | Nordece Nordeste |
Paraná e Santa Catarina | Destro Macroatacado |
Pernambuco | EBD Nordeste Comércio |
Rio de Janeiro | Garcia Atacadista Ltda. |
Rio Grande do Norte | Riograndense Distribuidora de Alimentos |
Rio Grande do Sul | Fröhlich S.A. |
Rondônia | Coimbra Importação e Exportação Ltda. |
São Paulo | Atacado Bate Forte |
MELHOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR NACIONAL
MARTINS
Foco nas regiões
Manter a equipe atenta e empenhada em atender o pequeno e médio varejo em todo o Brasil é uma tarefa árdua, mas que rende louros. É a opinião de Flávio Lúcio Martins, CEO do Grupo Martins, coroado como o Melhor Atacadista Distribuidor do Brasil. “Temos por missão acompanhar diariamente nossa performance em cada região, considerando ajustes que devem ser feitos para que possamos atender bem os clientes.” O grupo prevê que terá um crescimento de 11% em 2019, uma meta desafiadora e realista.

ACRE
Ecoacre Distribuidora
Credibilidade junto ao cliente
Mais uma vez, a Ecoacre levou para casa o prêmio Maiores e Melhores Atacadistas Distribuidores por Estado. Para Pedro Neves, sócio-proprietário da empresa, o prêmio permite que não somente a empresa, mas também as indústrias da região sejam representadas no evento e no mercado. “O Brasil é um país diversificado e receber este prêmio é uma referência, uma garantia de que temos reputação, idoneidade e credibilidade junto aos clientes que nos avaliaram”, comentou Neves.

ACREALAGOAS/SERGIPE
Andrade Distribuidor
Modelo consistente
Varejistas alagoanos e sergipanos elegeram a Distribuidora Andrade como a melhor da região. Sílvio Celso de Lira Pessoa, diretor-presidente, acredita que a escolha se deve ao resultado de um modelo consistente de atender, com foco na execução e realizado com simplicidade. O grupo trabalha com 8 mil itens e cerca de 7.500 clientes. Para 2019, a empresa prevê que crescerá em torno de 10%.

AMAPÁ
Armazém Santa Maria
Atendimento em primeiro lugar
O Armazém Santa Maria recebeu, pela quinta vez consecutiva, o prêmio resultante da pesquisa realizada pela GfK. Para Petrônio Luiz Gomes, diretor-geral da empresa, esse reconhecimento se deve ao ótimo atendimento que a empresa presta no Estado. “Estamos sempre em busca de excelência no atendimento. Hoje, a esperança de todos no setor é de melhoria. E, especialmente quando as coisas estão mais difíceis, precisamos investir principalmente em atendimento”, falou.

AMAZONAS / RORAIMA
Mercantil Nova Era
Dedicação pelo segmento
No Estado do Amazonas, a Mercantil Nova Era é imbatível quando o assunto são os prêmios Maiores e Melhores. Luiz Gastaldi Júnior, presidente da empresa, contou que se sente agradecido e orgulhoso por essa conquista. “Sempre tivemos a honra de receber esse prêmio e acreditamos que o motivo seja a dedicação com que trabalhamos, o nosso empenho em sempre oferecer o melhor para o cliente, e a nossa preocupação constante com o segmento como um todo”, avaliou Gastaldi Júnior.

BAHIA
Lutan Distribuidora
O diferencial está na qualidade
A Lutan Distribuidora também foi reconhecida pelos respondentes da pesquisa realizada pela GfK como Melhor Atacadista do Estado da Bahia, e seu diretor, Luís da Silva Pires, acredita que o prêmio é resultado do esforço de toda a empresa para trabalhar e prestar um bom serviço ao cliente. “Esse prêmio tem importância máxima para o nosso setor e acreditamos que esse reconhecimento se deve ao fato de que temos muita preocupação com o cliente, com o nível da qualidade que entregamos a ele”, comentou.

CEARÁ
J.Sleiman & Cia.
Desafios e oportunidades
Com atuação em todo o mercado cearense, a J.Sleiman & Cia. também voltou para casa com mais uma premiação, um reconhecimento, na bagagem. Prêmio que, para Alexandre Sleiman, diretor-comercial da empresa, representa todo o esforço feito pela companhia durante 2018. “O ano passado foi difícil, muito complicado e cheio de desafios. E conseguimos transformar esses desafios em oportunidades, reinventando-nos e buscando um ambiente mais desejável para o sucesso do negócio”, avaliou Sleiman.

DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL E TOCANTINS
JC Distribuição
Facilitando a vida do cliente
A JC Distribuição foi reconhecida como o melhor distribuidor em quatro Estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O feito inédito para a empresa foi creditado à proximidade que ela tem com seus clientes. “Essa premiação nos dá uma responsabilidade ainda maior para continuarmos melhorando nosso trabalho. Nosso foco é simplificar o negócio, facilitando a operação do cliente. E essa premiação inédita é resultado disso, é fruto dessa proximidade”, comemorou José Rodrigues da Costa Neto, presidente da empresa.

ESPÍRITO SANTO
Elson’s Produtos Alimentícios
Inovação e capacitação
Estar atenta às inovações e necessidades dos clientes e mercados em que atua no que tange à oferta de produtos e serviços. É esta a receita da Elson’s Produtos Alimentícios para conquistar os varejistas. Com uma carteira de 5 mil clientes, a empresa, segundo Bruna Carone, diretora-executiva, acredita na retomada dos indicadores econômicos do País e fortalece a política de capacitação e aperfeiçoamento da prestação de serviços.

MARANHÃO E PIAUÍ
Jorge Batista & Cia.
Investimentos em logística
O Grupo Jorge Batista, que tem sua matriz na cidade de Floriano, no Piauí, foi novamente reconhecido pelo varejo de vizinhança como uma empresa de destaque no setor. Para Jairon Batista da Silva, diretor do Grupo, o prêmio é resultado de um trabalho árduo e assíduo. “Acredito que o segredo do nosso sucesso esteja no trabalho e nos investimentos que realizamos em logística e também em treinamento, especialmente na área de vendas. Tudo isso colabora para que tenhamos êxito em nosso negócio, atingindo nossas metas”, disse.

MATO GROSSO
Irmãos Domingos
Preço e qualidade
A empresa Irmãos Domingos completa cinco décadas neste ano. Dos varejistas, recebeu como presente a indicação de melhor atacadista na região em que atua. O empresário Antônio Domingos, sócio-diretor, acredita que o prêmio é resultado de ação pensada no aprimoramento da prestação de serviços combinado com um preço competitivo e produtos de qualidade. Para 2019, a companhia projeta obter um incremento de negócios a partir de 10%. Atualmente, atende de 5 a 6 mil clientes por mês com um mix de 6.500 itens.

MINAS GERAIS
DEC Minas Distribuição e Logística
Caminho certo
Mais uma vez reconhecida como o melhor distribuidor do Estado de Minas Gerais, a DEC Minas esteve presente na premiação e foi representada por seu presidente, Euler Fuad Nejm. Confiante na melhora do ambiente de negócios no País, Nejm destacou a importância da premiação e as razões que levaram a DEC Minas a essa honraria. “Credito esse prêmio ao reconhecimento de um trabalho que é feito diariamente, de sol a sol, e são coisas assim que motivam a gente a caminhar e nos mostram que estamos no caminho certo”, comentou.

PARÁ
Marques e Melo – Dismelo
Pilares sólidos
Um prêmio dedicado à equipe. Foi assim que José Wanderley Melo, presidente da Marques e Melo (Dismelo Distribuidora), se referiu à premiação recebida pela empresa. “Temos investido muito na capacitação e na qualificação de nossa equipe, além de infraestrutura e tecnologia. Acreditamos que esses são três pilares importantes para o negócio, mas o principal é a equipe e esse prêmio só foi possível graças a ela”, disse Melo.

PARAÍBA
Nordece Nordeste
Trabalho incansável
Pelo terceiro ano consecutivo, a Nordece é reconhecida pelo varejo de vizinhança como o melhor atacado distribuidor da Paraíba e a razão para isso, na visão de Zezé Veríssimo Diniz, presidente da empresa, é o trabalho. “Trabalhar, trabalhar e trabalhar. E, se sobrar um tempinho, a gente trabalha mais um pouco. Acredito que é por essa dedicação que temos o reconhecimento de nossos clientes”, comentou.

PARANÁ E SANTA CATARINA
Destro Macroatacado
Confiabilidade e competência
O Destro Macroatacado foi eleito o Melhor Atacadista Distribuidor nos dois Estados. Para o empresário João Destro, a dupla premiação é resultado do trabalho de equipe adotado pela companhia e suas coligadas, firmado na confiabilidade e na competitividade. “Colhemos os frutos do que plantamos”, comemora. A empresa atende de 90 a 100 mil clientes em quatro Estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, a metade deles instalada no Paraná e em Santa Catarina.

PERNAMBUCO
EBD Nordeste
Público fiel
A empresa EBD Nordeste Comércio foi eleita o Melhor Atacadista Distribuidor de Pernambuco pelos varejistas. Ao receber o prêmio, Marcelo Loureiro, gerente-comercial, explica que a companhia atua com muito empenho na prestação de serviços, que inclui a oferta de marcas consagradas no mix de cerca de 3 mil itens, muitos dos quais com distribuição exclusiva. “O varejista do nosso Estado é muito fiel. E reconhece quem entrega bem e com rapidez”, ressalta, lembrando que tem uma carteira de 4.400 clientes aptos a comprar. Prevê que terá um crescimento real de 3% nos negócios em 2019.

RIO DE JANEIRO
Garcia Atacadista
Busca pela eficiência
A Garcia Atacadista conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título de melhor empresa do setor no Estado do Rio, pelo olhar dos varejistas. O prêmio foi entregue a Mário Garcia, presidente, e Oberdan Garcia, diretor. Entre os fatores que eles consideram essenciais para essa conquista estão o bom atendimento prestado pelo seu time de profissionais e o esforço para bem servir, do fornecedor à ponta final, acompanhando indicadores e buscando eficiência.

RIO GRANDE DO NORTE
Riograndense Distribuidora
Qualidade mantida
Estar sempre perto do cliente. Esta é a meta da Riograndense Distribuidora, e um dos diferenciais que levaram a empresa a conquistar o prêmio de Melhor Atacadista do Rio Grande do Norte pela 12a vez. Para Dorian Moraes, presidente da companhia, a meta agora é chegar a 20 premiações. “Cada ano é um desafio enorme, o cliente está cada vez mais exigente, o mundo está mais exigente, e temos de fazer de tudo para manter a qualidade do nosso serviço e, principalmente, continuar perto do nosso cliente, junto a ele no ponto de venda”, comemorou.

RIO GRANDE DO SUL
Fröhlich S.A.
Marca própria forte
Com a bandeira de negócios fincada no mercado gaúcho, a Fröhlich consegue a proeza de ser eleita, por várias vezes, a melhor empresa do setor no Estado. O empresário Lauro Carlos Fröhlich, fundador dessa companhia familiar, acredita que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e pela força da marca própria (especialmente da Fritz & Frida, de alimentos), mix que impulsiona os negócios. A empresa tem previsão de crescer 10% neste ano.

RONDÔNIA
Coimbra Importação e Exportação
Esforço reconhecido
Enfrentar os desafios de logística para cobrir uma área de 1,2 mil quilômetros quadrados, e oferecer serviços e mix adequados para cada ponto de venda. É dessa maneira que a Coimbra Importação e Exportação justificou o prêmio que lhe foi outorgado, de Melhor Atacadista Distribuidor de Rondônia. André Maia, gerente de Compras, explica que o pequeno varejo é considerado o “principal ativo” da empresa, que hoje tem uma carteira de 6 mil clientes e um portfólio de 5.800 itens.

SÃO PAULO
Atacado Bate Forte
Força de vendas
O valor das equipes comercial, de vendas e de logística é considerado o trunfo que levou o Atacado Bate Forte a conquistar o prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor do Estado. Lucas Pereira, seu diretor, destaca que 520 vendedores cobrem a região e atendem cerca de 23 mil clientes. “Essa força de vendas, que atua todos os dias na rua, é a nossa grande virtude.” Outro cuidado do grupo é atuar com um mix enxuto e rentável, de 3 mil itens. A empresa estima que crescerá acima de 10% em 2019.
