Grupo Boticário automatiza entrega de infraestrutura de TI acelerando o time-to-market

A holding brasileira de cosméticos que atua no segmento de beleza desde 2010 buscava uma solução que automatizasse o aprovisionamento de infraestruturas e ambientes. Além disso, desejava agilizar o atendimento às necessidades de todas as unidades e transformar a área de TI em um centro de serviços para todo o Grupo. Esses objetivos foram atingidos com soluções e serviços da VMware, que também possibilitaram a conexão da TI do Grupo às principais nuvens públicas de mercado

O time to market é fundamental para o modelo de negócios do Grupo Boticário. Por isso, o tempo gasto para entregar um ambiente de TI que atenda às áreas de negócio é determinante para o resultado da companhia. Para agilizar a entrega de infraestruturas e automatizar o processo de aprovisionamento, a organização buscou uma tecnologia que suportasse suas necessidades.

Foram muitas análises de mercado antes de conhecer a solução da VMware. Mais do que uma ferramenta, a companhia apresentou ao Grupo a possibilidade de reduzir o tempo de entrega de um ambiente completo de cinco dias para uma hora. Além da entrega, o processo de requisição de infraestrutura também precisava ser automatizado, pois, só assim, a companhia conseguiria garantir a agilidade necessária ao negócio.

Mais do que rapidez, a companhia também desejava melhorar a gestão financeira da área de TI. Para isso, precisava ter visibilidade do custo de cada ambiente entregue às áreas de negócio.

Para acelerar essas questões, o Grupo Boticário contou com o apoio da área de Serviços e Consultoria da VMware e adotou como tecnologia a suíte vRealize, que é composta por diversas soluções. O vRealize Operations permite monitorar toda a infraestrutura e as aplicações da companhia. Já o vRealize Log Insight ajuda a controlar e gerenciar falhas no sistema para corrigi-las o mais rápido possível. A empresa também implementou o vRealize Automation para automatizar a gestão de plataformas multicloud e o vRealize Business com objetivo de melhorar a gestão financeira da área de TI.

Com base nessas soluções, foi construído um portal por meio do qual são solicitados e entregues os ambientes de TI. Desta forma, ficou mais simples e rápido fazer requisições de infraestrutura. As soluções da VMware permitiram uma conexão do data center próprio às principais nuvens públicas do mercado. Portanto, além de conferir agilidade a todo o processo, o portal permite que os profissionais aprovisionem em multicloud.

Os benefícios de negócio

O projeto teve início em setembro de 2016 e em apenas cinco meses o Grupo Boticário já visualizava o retorno. Transformar a TI interna em um centro de serviços trouxe inúmeros benefícios e possibilitou aproximar a área de TI ao negócio. Hoje, toda a infraestrutura própria está integrada a nuvens públicas do mercado, como IBM e AWS, e a previsão é aumentar gradativamente o consumo de aplicações da companhia nessas nuvens.

Além disso, com o portal, o processo de entrega ficou muito mais ágil e simples. “Antes, as áreas de negócios precisavam abrir requisições de serviços para o time de infraestrutura. Hoje, isso é feito de maneira automatizada através da plataforma da VMware, permitindo maior agilidade e segurança, visto que não existem mais processos manuais”, informa Marcelo Santos, Senior IT Principal Consulting do Grupo Boticário.

Como os processos também não eram automatizados, a área levava até cinco dias úteis para entregar um ambiente completo. Hoje, isso é feito em minutos. Além de conferir agilidade à entrega, as tecnologias da VMware permitiram uma mudança no perfil da área, que passou a ser mais proativa e estratégica para o negócio, podendo se debruçar em análises e mudanças para apoiar a transformação digital da companhia.

Mais do que isso, a abordagem da VMware ajudou a empresa a ter visibilidade do custo da TI. Hoje, há um descritivo de todos os valores da TI de cada área de negócio e de cada ambiente do Grupo, inclusive das franquias, o que possibilita saber o quanto representam em Opex e Capex. Esse detalhamento assertivo possibilita um melhor direcionamento dos investimentos da companhia.

“Ter uma infraestrutura ágil é primordial para o nosso negócio. As soluções da VMware nos ajudaram a melhorar a capacidade do ambiente e, consequentemente, o desempenho, com uma redução no custo operacional e financeiro. Além disso, a nossa infraestrutura está conectada às principais nuvens públicas do mercado, o que nos ajudará a dar o próximo passo em direção à transformação digital,” afirma Fernando Almeida, head de Infraestrutura e data center do Grupo Boticário.

Agora, o Grupo Boticário pretende continuar melhorando os índices de eficiência de consumo de recursos de TI com a virtualização de aplicações críticas, como bancos SQL. Além disso, a empresa avalia a adoção da plataforma de extensão de redes entre os data centers e o NSX da VMware, solução que garante a segurança interna das nuvens ao criar barreiras ao redor de cada aplicação, conceito conhecido como microssegmentação.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email