Vinhos brancos e rosés caem no gosto do brasileiro

“Cada vez mais os vinhos brancos e rosés têm se tornado uma descoberta nacional. De 2015 a 2021 os vinhos brancos duplicaram de tamanho no mercado e hoje representam 20% das importações. Junto aos rosés o percentual sobe para 28%, quase um terço no total das vendas.” A frase é de Paulo Amalfi, gerente da Categoria Vinhos da Casa Flora. E ainda completa: “Esse aumento de consumo ilustra uma maturidade do nosso mercado. No Reino Unido, por exemplo, o mercado é dividido em 60% brancos e rosés, 40% tintos.”

Ele ainda cita que marcas importadas como Carolina, Norton e Pata Negra puxam o carro dessa tendência.”Testar e se aventurar com novas ocasiões de consumo tem sido uma forma do público brasileiro mostrar maior interesse a cada ano que passa”, completa Amalfi.

Nessa fase do ano, muitos consumidores aproveitam o sol para fugir para a praia. Amalfi ainda cita exemplos como o Veuve du Vernay Ice Rose é um vinho rosa brilhante com perlage fina e generosa. “Pode ser bebido com gelo. Seu aroma de framboesa abre o sabor fresco, frutado e equilibrado, perfeito para harmonizações com entradas e aperitivos”, destaca.

Marco Scarinci do Grupo Fantini

Outra aposta é o Luccarelli Rosato Puglia.”No paladar tem ótima acidez, frescor e equilíbrio. Perfeito para acompanhar uma entrada de queijos ou peixe na grelha”, observa Marco Scarinci do Grupo Fantini.

Já o Santa Carolina Reservado Rosé tem corpo leve e acidez em equilíbrio.

E para quem prefere um vinho branco para culinária italiana o Stemmari Pinot Grigio é uma opção elegante. “Seu aroma revela notas tropicais de abacaxi, damasco, baunilha e especiarias doces que antecipam o sabor frutado, refrescante e com toques minerais. Harmoniza muito bem com massas com frutos do mar, com molhos brancos e queijos”, indica o especialista.

Esse vinho é comercializado pelo Grupo Mezzocorona, que tem a sua sede em Trento ( Itália), uma empresa de 124 anos. A parceria com a casa Flora é recente, desde o ano passado, e segundo Franco Stemmari estão bem animados para a divulgação de sua linha de vinhos no Brasil. “Produzimos 47 milhões de garrafas/ano e atuamos em 70 mercados no mundo e já consideramos o Brasil muito promissor para os nossos produtos”, enfatizou.

Amalfi ainda lembra o Norton Sexy Fish Rosé, produzido em Mendoza ( Argentina) com intensos aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa e o espanhol Pata Negra Verdejo com cor amarelo-palha brilhante e aromas de frutas cítricas com notas herbáceas frescas.

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