Vendas do Dia das Crianças caem 8,1%
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Crianças 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2006. Durante a semana da data, de 05 a 11 de outubro, as vendas caíram 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Dia das Crianças (07 a 09 de outubro), houve queda de 4,8% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (09 a 11 de outubro).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia das Crianças caíram 7,2% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 3,2% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a tendência de alta do desemprego no país e o poder de compra corroído por uma inflação ainda num patamar elevado, pesaram negativamente sobre o movimento dos consumidores nas lojas por ocasião da data comemorativa do Dia das Crianças deste ano. Por ser considerado uma prévia das vendas de Natal, este resultado sinaliza que deveremos ter recuo nas vendas de final de ano na comparação com as do mesmo período do ano passado.
Evolução histórica das vendas na semana do Dia das Crianças no Brasil