Três tendências para abrir uma franquia em 2017

Por Diego Simioni

O fim do ano já está chegando e, junto com ele, o tempo de se planejar para novos desafios e metas. Se um dos seus objetivos é investir em uma franquia, uma boa estratégia é você já começar a acompanhar quais são as melhores tendências para o setor. Pois, apesar de oferecer menos riscos e uma série de vantagens para quem pretende empreender em 2017, o modelo está sujeito às mesmas leis de mercado que qualquer outro negócio.

Então, se você está realmente considerando investir nesse mercado, confira a seguir algumas tendências bem relevantes para o setor, tendo por base a última pesquisa realizada pela Euromonitor com mais de 20 mil pessoas em 20 países, incluindo o Brasil, para apresentar os principais comportamentos globais dos consumidores.

#1. Comida “verde”: quando falamos do segmento de alimentos, sem dúvida, uma das maiores tendências é a franquia de alimentação saudável e natural. Isso porque, além de se preocupar com a saúde em si, os consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade e na procedência dos alimentos que adquirem. Segundo a pesquisa já citada, os atributos que mais preocupam os consumidores em relação à alimentação referem-se ao quanto o produto escolhido é natural, utiliza açúcar e ingredientes artificiais. Além disso, percebe-se uma valorização de alimentos produzidos localmente e também das marcas que minimizam a utilização de embalagens, reduzindo o desperdício de recursos naturais.

# 2. Comprando tempo: uma das frases mais comuns de se ouvir por aí é “Não tenho tempo para nada!”. E, justamente por isso, as pessoas tem percebido cada vez mais o valor em ter tempo disponível. Dessa forma, além de limitarem seu horário de trabalho, nas horas vagas preferem pagar por serviços e produtos que otimizem seu tempo para poderem aproveitá-lo de outra forma, se dedicando a atividades que realmente se interessam. Assim, franquias que, além de vender seus produtos e serviços, priorizem economizar o tempo dos seus clientes possuem uma grande chance de sucesso. Um bom exemplo são as marcas focadas na venda de refeições saudáveis por delivery, duas tendências em uma!

#3: Desafiando a idade: com o aumento da participação do número de idosos na população, esse mercado vem ganhando peso na economia mundial. Os novos idosos, entretanto, não estão satisfeitos em descansar. O objetivo é ficar ativo tanto mentalmente quanto fisicamente. Tais características aliadas ao aumento da expectativa de vida favorecem as empresas que se preocupem em proporcionar mais qualidade de vida para a famosa melhor idade.

Essas são as principais tendências com base nas últimas mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores. Contudo, outro ponto a ser considerado refere-se ao atual cenário econômico brasileiro. Não é novidade como a crise econômica tem afetado drasticamente o consumo. Mas, também não faltam negócios que podem ser beneficiados nesta fase.

Por isso, se você quer fazer parte do franchising não acredite na sorte. Pesquise muito antes de definir qual é a melhor franquia para você. E, se quiser um pouco de inspiração não deixe de conferir em nosso blog o post completo com exemplos de quais marcas se alinham melhor a cada tendência.

Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias.

 

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