Três tendências para abrir uma franquia em 2017

Por Diego Simioni

O fim do ano já está chegando e, junto com ele, o tempo de se planejar para novos desafios e metas. Se um dos seus objetivos é investir em uma franquia, uma boa estratégia é você já começar a acompanhar quais são as melhores tendências para o setor. Pois, apesar de oferecer menos riscos e uma série de vantagens para quem pretende empreender em 2017, o modelo está sujeito às mesmas leis de mercado que qualquer outro negócio.

Então, se você está realmente considerando investir nesse mercado, confira a seguir algumas tendências bem relevantes para o setor, tendo por base a última pesquisa realizada pela Euromonitor com mais de 20 mil pessoas em 20 países, incluindo o Brasil, para apresentar os principais comportamentos globais dos consumidores.

#1. Comida “verde”: quando falamos do segmento de alimentos, sem dúvida, uma das maiores tendências é a franquia de alimentação saudável e natural. Isso porque, além de se preocupar com a saúde em si, os consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade e na procedência dos alimentos que adquirem. Segundo a pesquisa já citada, os atributos que mais preocupam os consumidores em relação à alimentação referem-se ao quanto o produto escolhido é natural, utiliza açúcar e ingredientes artificiais. Além disso, percebe-se uma valorização de alimentos produzidos localmente e também das marcas que minimizam a utilização de embalagens, reduzindo o desperdício de recursos naturais.

# 2. Comprando tempo: uma das frases mais comuns de se ouvir por aí é “Não tenho tempo para nada!”. E, justamente por isso, as pessoas tem percebido cada vez mais o valor em ter tempo disponível. Dessa forma, além de limitarem seu horário de trabalho, nas horas vagas preferem pagar por serviços e produtos que otimizem seu tempo para poderem aproveitá-lo de outra forma, se dedicando a atividades que realmente se interessam. Assim, franquias que, além de vender seus produtos e serviços, priorizem economizar o tempo dos seus clientes possuem uma grande chance de sucesso. Um bom exemplo são as marcas focadas na venda de refeições saudáveis por delivery, duas tendências em uma!

#3: Desafiando a idade: com o aumento da participação do número de idosos na população, esse mercado vem ganhando peso na economia mundial. Os novos idosos, entretanto, não estão satisfeitos em descansar. O objetivo é ficar ativo tanto mentalmente quanto fisicamente. Tais características aliadas ao aumento da expectativa de vida favorecem as empresas que se preocupem em proporcionar mais qualidade de vida para a famosa melhor idade.

Essas são as principais tendências com base nas últimas mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores. Contudo, outro ponto a ser considerado refere-se ao atual cenário econômico brasileiro. Não é novidade como a crise econômica tem afetado drasticamente o consumo. Mas, também não faltam negócios que podem ser beneficiados nesta fase.

Por isso, se você quer fazer parte do franchising não acredite na sorte. Pesquise muito antes de definir qual é a melhor franquia para você. E, se quiser um pouco de inspiração não deixe de conferir em nosso blog o post completo com exemplos de quais marcas se alinham melhor a cada tendência.

Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email