Tambasa Atacadistas faz 70 anos com estrutura de comando familiar

por Rúbia Evangelinellis

Para comemorar 70 anos de atividades no Brasil e continuar a exibir uma trajetória de crescimento, uma empresa precisa ter fôlego para se manter firme, energia para enfrentar desafios e discernimento para driblar as crises que pontuam o mapa econômico do País.

O cenário não era fácil quando a empresa familiar atacadista nascida pelas mãos de Miguel Bartolomeu, um brasileiro humilde, sapateiro, que tinha como principal riqueza a vontade de vencer na vida, e que soube enxergar as oportunidades que lhe abririam o caminho para ganhar espaço no mercado nacional.

A protagonista dessa história é a Tambasa Atacadistas, que se apresenta como uma empresa de alma familiar, moderna, que faz questão de investir em sua equipe de funcionários e colaboradores. Pilotada pela terceira geração da família do fundador e já preparando a quarta para comandar o negócio, apresenta números que estampam seu vigor. Como um polvo que mantém seus tentáculos simultaneamente voltados para as direções por onde desdobra de maneira mais efetiva a dinâmica das atividades comerciais, ela registra evolução em seus negócios ano a ano.

Em 2010, a empresa, que atua como atacadista distribuidora, faturava 1,2 bilhão de reais. Esse rendimento duplicou em 2016, alcançando 2,4 bilhões de reais. Saltou para 2,731 bilhões de reais em 2017 e para 3,087 bilhões de reais em 2018, segundo o Ranking ABAD Nielsen 2019. “Neste ano, temos a expectativa de atingir 3,366 bilhões de reais, múltiplos da idade de Cristo, como costumo dizer. Nossos números de crescimento são altos, em percentuais de dois dígitos”, comemora Alberto Portugal Milward de Azevedo, diretor da empresa, neto do fundador.

O empresário é uma das quatro vozes de comando do grupo da terceira geração (todos eles primos) e responde pelas áreas de Vendas e Tecnologia da Informação. Divide o bastião com Antônio Miguel Bartolomeu (Financeiro e Logística Externa), Gerson Bartolomeu (Compras e Logística Interna) e Ivan Trivellato (Compras). “Na verdade, cuidamos de tudo, reunimo-nos todas as segundas-feiras e acertamos o que vamos fazer na semana”, explica Portugal, considerando que a empresa pode contar com um segundo escalão de peso, afinado com a diretoria e com integrantes formados na Tambasa.

Diretoria da Tambasa: Ivan Trivellato, Gerson Bartolomeu, Antônio Miguel Bartolomeu e Alberto Portugal Milward de Azevedo
Estrutura

Atualmente, a empresa tem 3.800 representantes comerciais e 2.700 funcionários em outras áreas, além de cerca de 600 motoristas autônomos que fazem entregas. Adota a filosofia da meritocracia para contemplar os funcionários, independentemente de sua função ou cargo.

A empresa ocupa um terreno de 330 mil m2, com 100 mil m2de área construída, em Contagem/MG. Sua carteira inclui 199 mil clientes ativos (lojistas, varejistas) em cidades espalhadas pelo Brasil. São comerciantes e pequenos distribuidores regionais que compram em um prazo de 90 dias. Com um portfólio muito variado de 30 mil itens, suas vendas se distribuem basicamente em três segmentos. Sessenta por cento vêm de itens de construção civil, 30% de produtos variados para o lar (copinhos, itens de bazar e de limpeza, geladeiras, televisores, calçados, ferramentas, talheres e panelas) e 10% de artigos diversos para o campo (balde para ordenha, aparador de grama, ferramentas, arame farpado, etc.). A Tambasa vende até para papelarias, às quais fornece uma linha com borracha, caneta, apontador e outros produtos.

Logística eficiente

A empresa tem 19 centros de distribuição avançados, e atua pelo método logístico de crossdocking, que tem o propósito de acelerar e facilitar a distribuição, além de evitar que a mercadoria fique parada no estoque. Em outras palavras, tão logo o pedido entra no sistema eleé encaminhado ao fornecedor, o que promove a sinergia e a entrega na medida certa. “Temos uma grande central, em Contagem, de onde partem carretas grandes para abastecer 19centros avançados. Quando chegam a um determinado lugar, por exemplo, Salvador, na Bahia,se faz o transbordo das mercadorias para caminhões pequenos, encarregados de efetuar as entregas“, diz o empresário.

Nos planos de investimentos da empresa está a ampliação do galpão principal, em fase de projeto.

A Tambasa adota um sistema de esteiras robotizado, onde é feita a separação das mercadorias e que responde por 50% do processo realizado em Contagem. “Certa vez, um professor de Harvard disse que somos a Amazon tupiniquim”, comenta, orgulhoso, o diretor.

Em comemoração pelas sete décadas de existência, a empresa está distribuindo mais de 70 prêmios aos clientes e vendedores, entre os quais 25 automóveis e 45 motos. Já aconteceu o primeiro sorteio, de um carro e quatro motos, em julho. Outro está agendado para outubro (um carro e mais quatro motos). Em janeiro, haverá um sorteio de 23 automóveis e 37 motos. Os vendedores que atenderam os contemplados também ganharão prêmios.

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