Martins recebe certificação de logística sustentável

O Martins, empresa fundada em 1953, recebeu uma certificação de logística sustentável da CHEP, empresa global pioneira em economia de compartilhamento de paletes. Ao participar há dez anos de um modelo de Economia Circular como o modelo CHEP, impactos positivos são gerados ao meio ambiente e ao negócio, que se traduzem em redução de CO2 emitido, menor uso de madeira e menos desperdícios nos aterros.

Com o estudo, foi possível verificar que, ao utilizar os serviços da CHEP, o Martins, distribuidora com sede em Uberlândia que atua em todo o Brasil, chegou a números impressionantes em comparação em seus processos logísticos anteriores à parceria: contribuiu para a redução de 722 mil kg nas emissões de CO2 na atmosfera (o equivalente a 16 voltas ao mundo de caminhão), poupou a extração de 2,7 mil árvores do meio ambiente e evitou o descarte de 857 mil kg de resíduos em aterros (correspondente ao descarte gerado por mais de 600 mil pessoas em um dia). Esses resultados também impactam a cadeia de varejo dos setores que a Martins atende, como o calçadista, o de personal care e o de alimentos.

O modelo de economia circular proposto pela CHEP e seu serviço de logística de pooling sustentável, com padronização, design e rede de serviço integrada, se alinham com os objetivos de sustentabilidade de clientes e distribuidores. Cada vez mais, as empresas da indústria que precisam fazer transporte de cargas estão investindo em condições adequadas para aumentar seu desempenho e segurança, atendendo às expectativas do mercado consumidor. Com a utilização de paletes é possível tornar o fluxo de entrada e saída de mercadorias cada vez mais ágil. Com uma organização sistemática, é possível diminuir o prazo de entrega e aumentar a qualidade do atendimento prestado, otimizar o volume de carga transportado e ainda tornar mais efetiva a gestão logística, seja do ponto de vista de operação ou sustentável.

“A CHEP tem como um dos pilares de seu negócio a colaboração com clientes. Agindo assim, temos mais resultados em consonância com a economia circular, e os resultados obtidos junto ao Martins são o reflexo dos valores que compartilhamos e dos esforços que buscamos em conjunto”, explica André Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil.

O certificado foi emitido a partir do estudo da RDC Environment, consultoria externa que calculou os impactos ambientais do uso dos serviços e soluções em logística e distribuição no sistema do Martins, que atende ao mercado brasileiro.

Para obtenção dos resultados, foi utilizada a metodologia ISO 14044, que por meio da Análise do Ciclo de Vida (ACV) mede os impactos ambientais da adoção do modelo de economia circular.

A filosofia de atuação do Martins é integrar produção e consumo por meio de um sistema de relações de qualidade que capacite seus integrantes para cooperar e competir, atuando segundo os princípios da sustentabilidade e gerando resultados consistentes para todas as partes envolvidas. “O Martins é um dos maiores distribuidores e marketplaces do Brasil, cumprindo o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. O sistema de pooling da CHEP garante que vamos cumprir nosso objetivo. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo para uma economia circular e regenerativa desde o princípio da cadeia de consumo, com o melhor consultor e executor do modelo pooling no Brasil e no mundo”, diz Avenor Teixeira de Carvalho Neto, Diretor de Operações do Martins.

Além de oferecer consultoria em processos logísticos para os clientes com foco em alcançar altos níveis de sustentabilidade dentro de uma cadeia de suprimentos regenerativa, a CHEP se diferencia neste mercado pelo alto padrão de qualidade empregado na construção de seus reconhecidos paletes azuis. Utilizando apenas madeira certificadamente reflorestada, medidas padronizadas e sistema de grampos exclusivos, os paletes CHEP permitem o encaixe perfeito e o transporte seguro das mercadorias sem provocar avarias nas embalagens e consequentes perdas, tão comuns nos “paletes brancos” comercializados pelo mercado.

Baseado no conceito de economia circular, que visa a eliminar o desperdício e minimizar o consumo de recursos por meio de sua contínua reutilização, o modelo de negócios da CHEP baseado na economia circular, conhecido como pooling, baseia-se no compartilhamento e reutilização de todos os paletes ao longo da cadeia de suprimentos. Eles são coletados pela CHEP, inspecionados e reparados, e enviados de volta à cadeia de suprimentos para iniciar o ciclo novamente. Com 19 centros de serviço no Brasil, a CHEP atende o Martins em todas suas regiões de atuação, no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

O certificado de sustentabilidade faz parte de um programa que a CHEP tem o objetivo de entregar certificações a seus clientes que já se encontram com o ciclo de economia circular em maior nível de maturidade.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email