Grupo Pegoraro rumo aos 40 anos
O Grupo Pegoraro é a prova viva de que uma empresa que nasceu pequenina conseguiu crescer e ganhou proporções gigantescas, a ponto de adquirir ímpeto suficiente para alçar voo e se manter nas alturas. Sua trajetória começou em Joaçaba, no interior de Santa Catarina, por iniciativa de um jovem casal sem recursos monetários, mas com garra para trabalhar e vencer graças ao empenho e à perseverança. O esforço empreendido pelo senhor Fiorelo e dona Nilva, que, na década de 1970, tiveram a “ousadia” de deixar a lavoura e partir em busca de uma oportunidade melhor na cidade, é reconhecido com plena gratidão pelos filhos Deived e Maycon, ambos com cargos na diretoria e que, desde cedo, acompanham os passos dos pais na companhia, por iniciativa própria, como fazem questão de destacar.
O crescimento vertiginoso da empresa, que completa 40 anos em 2017 e nasceu acanhada dentro de uma pastelaria, com a venda de chocolates, se traduz atualmente em um quadro de 1.745 funcionários, na carteira de fornecedores de peso, e no uso de uma frota de 280 veículos (sendo 152 próprios) que atendem 47.635 clientes em 835 cidades em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. O processo expansionista da família Pegoraro também fica evidente na instalação de sete centros de distribuição, que proporcionam retaguarda às operações da empresa nos três Estados e somam 42 mil metros quadrados de área de armazenagem, sendo 40% refrigerada. Continuam instalados em Joaçaba, onde tudo começou, mas também prolongaram sua rede de atuação sobre Joinville, Florianópolis, Londrina, Cascavel, Curitiba e Cuiabá.
Porém, como a estratégia do Grupo é manter as mangas arregaçadas e formar uma base de sustentação para, conforme preveem seus proprietários, praticamente duplicar o faturamento em 2020, a empresa planeja a inauguração de dois centros de distribuição já no segundo semestre de 2017. Serão instalados em Curitiba e Florianópolis e, por serem mais amplos que os anteriores, substituirão aqueles que já operam nas mesmas localidades. Juntos, os dois projetos estão orçados em 45 milhões de reais. Para 2018, está programado um novo centro de distribuição em Cascavel, que também é maior que o atual. Os três centros de distribuição que serão desativados ocupam áreas adquiridas pela companhia.
Continue lendo essa matéria aqui, na Revista Distribuição – ed. outubro 2016