5 Dicas para sua empresa sair do vermelho

O cenário econômico está melhorando, mas muitas empresas se endividaram nos últimos meses. É neste contexto, que consultorias especializadas em “salvar” as finanças das companhias, conseguem recuperar a empresa, e identificar melhores métodos para sanar dívidas e gerar lucro. Segundo Samuel Lopes, sócio e consultor da TIEX, empresa de gestão e consultoria corporativa, o empresário deve ter em mente que seu crescimento terá que ser sempre maior que a dívida. “Nós sempre orientamos e fazemos todos os processos necessários para que nossos clientes sanem suas dívidas e tenham uma poupança extra, para que o endividamento não se repita.” diz Samuel Lopes.

Veja abaixo alguns dos importantes passos a serem tomados, segundo explica o especialista:

 1. Dimensione o problema

É sempre bom ter 100% de consciência dos limites e possibilidades de crescimento da sua empresa. Assim, a primeira coisa a ser feita é analisar. Ou seja, fazer o levantamento de toda a dívida, seus respectivos prazos e taxas, apurar o resultado de todas as áreas, assim como fazer o levantamento do custo.

 2. Dê preferência

É importante saber quais são as áreas que mais afetam a lucratividade do negocio. Dessa forma, é possível resolver alguns problemas mais rapidamente e dar uma margem de lucro para aqueles ainda não resolvidos.

Segundo o especialista, três áreas são essências nesses casos:

Ø A área tributaria é de extrema importância. Com ela, se podem gerar grandes economias com um estudo mais apurado sobre o setor e/ou região.

Ø O mesmo acontece com a área administrativo-financeira, na qual se deve ter uma negociação com empresas prestadoras de serviço, aluguel, negociações e controle das contas de consumo, buscando melhores taxas de financiamento.

Ø Por último, mas não menos importante, é necessário dar atenção extra na área de Produção e Vendas. É neste setor da empresa que precisa ocorrer uma busca incessante pela eficiência, organizando, planejando e investindo em tecnologia e melhoria de processos.

 3.  Renove

Alguns setores já enfrentam crise econômica, por conta da situação do país. Por isso é muito importante reinventar sempre. Apostar em novas tecnologias e novos modelos, acompanhar a tendência do mercado e dos potenciais clientes e fazer um orçamento detalhado por área de negócio e acompanhar este planejamento mensalmente são estratégias fundamentais para ter um grande faturamento.

 4. Demitir pode ser uma opção

Demitir alguém é sempre uma decisão complicada, mas não é uma possibilidade que deva ser descartada. Se mesmo após os levantamentos e renegociações feitas, o financeiro ainda estiver ruim, a demissão é uma opção. O custo pessoal, principalmente no Brasil é muito elevado e este custo pode agravar a situação financeira da companhia, o que implicará em demitir ainda mais pessoas no futuro.

 5.  Invista em eficiência

Essa é a melhor maneira de assegurar a qualidade do serviço final de uma empresa mesmo com as reduções de custos. Ou seja, investir em tecnologia, revisão de processos internos e treinamento constante dos funcionários são gastos essenciais a se fazer.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email