10 dicas de como dar feedback assertivo para um colaborador

A Estácio realizou mais de 1.400 sessões de treinamento para 140 mil pessoas, incluindo 50 mil voluntários, que atuaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com o Comitê Rio 2016 e precisavam ser transmitidos para cada turma de forma padronizada. Para essa missão, de proporções inéditas no país, foram destacados 120 docentes. A condução desses professores foi avaliada por profissionais de RH durante todo o período de treinamento, resultando em dezenas de sessões de feedbacks. O treinamento foi avaliado pelos próprios voluntários, que deram nota 4.9 (em um total de 5) – sinal de que os feedbacks funcionaram muito bem.

ANTES

1.       Deixar claro, desde o início do projeto, o que a empresa espera do trabalho e da postura do colaborador, para que não haja surpresas no momento do feedback. O combinado não sai caro.

Indicar para o colaborador quais são as normas e padrões da empresa que ele precisa seguir – ou o conteúdo obrigatório de ele abordar em uma palestra, treinamento ou evento.
Perceber se o avaliado está aberto para receber feedback e se aquele dia é o melhor para dar um retorno. Às vezes é melhor esperar um dia ou dois.
Programar o feedback e buscar uma sala de reunião ou um local com o mínimo de privacidade. Na maior parte dos casos, é melhor optar por dar o retorno individualmente, a não ser que seja uma mensagem geral para a equipe.
Acompanhar a apresentação/atuação do colaborador com uma lista prévia dos aspectos a serem avaliados e fazer anotações. Serão úteis para não esquecer de comentar nada durante o feedback.

DURANTE

Começar o feedback ouvindo o colaborador, pedindo que ele emita sua opinião sobre o trabalho, o processo, o que acha e o que sente.
Ressaltar primeiro os pontos positivos do trabalho ou da conduta do colaborador e, depois, indicar o que precisa ser melhorado – ou seja, as questões negativas.
Dar exemplos e sugestões do que o colaborador poderia ter feito em determinadas situações, para ter um melhor resultado.
Utilizar um discurso natural, direto, sem dar muitas voltas. Ser o mais claro possível, para que o colaborador entenda suas mensagens.
Responder pausadamente, manter a tranquilidade e o bom tom, caso o colaborador questione o seu feedback. E não se precipite em responder na hora o que precisa ser pensado. Você pode dizer que precisa de tempo para dar um retorno.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email