Unilever anuncia transição dos produtos de limpeza e lavanderia para química verde

A Unilever vai substituir globalmente 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis de seus produtos de limpeza e lavanderia por carbono obtido de fontes renováveis ou recicladas. Com investimento de 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento, o programa visa transformar a pegada ambiental de suas marcas globais de limpeza e lavanderia como OMO, Brilhante, Cif, Sétima Geração, entre outras.

Essa nova ambição é o coração do programa “Futuro Limpo”, iniciativa global de inovação e sustentabilidade da Unilever, desenvolvida pela divisão de Cuidados com a Casa da companhia, para mudar radicalmente o modo como os produtos de limpeza e lavanderia mais utilizados no mundo são criados, fabricados e embalagem em suas fórmulas e embalagens dos produtos para reduzir a pegada de carbono.

A maior parte dos produtos de limpeza e lavanderia disponíveis no mercado contém componentes químicos feitos a partir de combustíveis fósseis, fonte não-renovável de carbono. A transição da Unilever para fontes renováveis ou recicladas de carbono busca se desvencilhar do mercado de combustíveis fósseis. Primeira iniciativa com esta magnitude, o “Futuro Limpo” vem ao encontro da ambição da companhia de zerar as emissões líquidas de seus produtos até 2039.

Para Eduardo Campanella, vice-presidente de Cuidados com a Casa da Unilever para a América Latina, ações de combate às mudanças climáticas não podem mais esperar. “Diariamente, 2,5 bilhões de pessoas tocam um produto Unilever no mundo. Essa é a dimensão da nossa responsabilidade e da capilaridade que temos para liderar essa agenda de transformação. Nosso objetivo é convidar outras indústrias a virem conosco em um movimento – sem volta – rumo a uma nova economia. Uma economia que seja igualmente boa para as pessoas e para o planeta”.

Os componentes químicos usados nos produtos de limpeza e lavanderia fabricados pela Unilever são responsáveis por 46% da pegada de carbono ao longo do seu ciclo de vida. Assim, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para reduzir a pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavanderia do mundo. A Unilever espera que essa iniciativa sozinha reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.

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