Com apoio da Cargill, moradores do Grajaú/SP trocam material reciclável por recompensas
A Cargill inaugurou no dia 1 de junho, a Casa so+ma, uma estrutura desenvolvida para receber lixo reciclável no Grajaú, Zona Sul de São Paulo. No local, os moradores da região levam seus resíduos sólidos, que são pesados e transformados em pontos no Programa so+ma Vantagens. Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, como itens da cesta básica, incluindo todo o portfólio das marcas Pomarola, Tarantela, Elefante e Liza, higiene pessoal e cursos de melhoria de qualificação profissional.
A iniciativa é da so+ma, uma startup que busca ampliar escolhas e incentivar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda por meio de seu programa de fidelidade, so+ma vantagens, que utiliza os resíduos como moeda de engajamento. É o único programa de fidelidade para a baixa renda no Brasil. A Cargill, por sua vez, é a patrocinadora do programa no Grajaú e os investimentos da empresa viabilizaram a construção de toda a infraestrutura necessária, além de incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas. O programa será patrocinado por dois anos e depois ele deve ser mantido pela Cooperativa Cooperpac com a própria renda obtida com a venda dos materiais recicláveis.
Segundo Marcio Barela, gerente de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, a empresa visa estimular o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de baixa renda e transformar a eficiência e rentabilidade à cooperativa de catadores, além de monitorar os impactos ambientais, com o ato de reciclar, e sociais, com as recompensas. 'Com esse apoio, queremos ampliar os índices de reciclagem de embalagens, incentivando a mudança de comportamento das pessoas em relação ao tema. Acreditamos muito que a Casa so+ma pode ajudar nesse processo de conscientização para mudança de hábito da população”, ressalta.
“O programa so+ma vantagens no Grajaú está sendo um sucesso, em pouco mais de um mês temos 195 famílias cadastradas, mais de 2.500 kilos de resíduos entregues e 46 trocas efetuadas, e estamos apenas no começo” comemora Claudia Pires, fundadora da so+ma.
A Casa so+ma está localizada no Circo Escola Cedeca, na Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333, no Grajaú, em São Paulo, SP. Mais informações no www.somosasoma.com.br