Meios de Pagamento: Pix, QR code e carteiras digitais se consolidam em 2023

A projeção crescente de métodos de pagamento modernos como Pix, carteiras digitais e QR Code, e a intensificação das compras online estão entre as principais indicações da pesquisa “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, realizada pela Fiserv (NASDAQ: FISV), empresa global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros. Ao avaliar os hábitos da população brasileira com os canais de compra e meios de pagamento, incluindo o Pix, a pesquisa apurou também o conhecimento da experiência omnichannel e as expectativas futuras.

Os dados foram apresentados por Giuliana Cestaro, diretora de Produtos E-commerce da Fiserv para a América Latina, que comentou inclusive sobre como as mudanças nos hábitos de consumo estão provocando atualizações dos sistemas dos varejistas. A pesquisa foi realizada em setembro de 2022, com 600 respondentes maiores de 18 anos e com acesso à internet, bancarizados, representando a população do Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Sistema destacado internacionalmente, o Pix foi citado como método de pagamento já plenamente adotado pelos brasileiros devido à conveniência e à facilidade operação. De Norte a Sul do País, é preferido entre ambos os gêneros e em todas as faixas etárias. Outra indicação foi de que três em cada quatro entrevistados fazem pelo menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos. 

O Pix é apontado como preferido por 87% dos consumidores, seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%) quando a pesquisa indica a perspectiva para a próxima década. Já dinheiro, Transferência Eletrônica (TED) e pagamentos no caixa sofrerão redução gradativamente. Modalidades de Pix como o Saque, Troco, Garantido e outros também foram incluídos na pesquisa.

Omnichannel  

Do universo pesquisado, a experiência omnichannel é praticada por 20% dos entrevistados com compras semanais nos vários canais. Já é considerada uma tendência em relação a 2021, pois os consumidores revelaram que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra. As compras em lojas físicas, ao menos uma vez por semana, continuam sendo as mais frequentes (44%), mas já 29% dos entrevistados realizam compras online ao menos uma vez por semana.

“Como hub distribuidor de soluções, a pesquisa buscou entender o quanto o varejo consegue ir além da venda, pelo encantamento do cliente, satisfeito e fidelizado quando percebe que a marca o reconhece, por usar ferramentas de registro dos seus hábitos”, afirma Giuliana Cestaro. A diretora destacou ainda que “o desafio do varejista é conciliar a operação logística tanto nos métodos online quanto nos físicos”.

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