Diversificado, mercado de bebidas caminha com otimismo no Brasil

Da água mineral a sofisticados vinhos e destilados, o mercado de bebidas brasileiro tem uma forte característica de diversidade tanto quando se fala em produtos alcoólicos e não alcoólicos. Há que se destacar que esse mercado foi bastante impactado pela pandemia de Covid-19, especialmente em função do fechamento de bares e restaurantes. Segundo Leonardo Cyreno, head de estratégia e inovação na AGR Consultores, a categoria de não alcoólicos teve um maior impacto devido a uma menor compensação do consumo nos lares, mesmo com o impacto positivo do auxílio emergencial. “Isso acabou refletindo em uma queda de volume das principais categorias, como refrigerantes (-6,6%), sucos (-2,6%) e bebidas esportivas (-15,9%) em 2020, segundo a Euromonitor. Apesar disso, o ano de 2021 apresentou melhorias, alcançando resultados mais próximos a 2019. O crescimento esperado para 2020-2025 é de apenas 2,9% para refrigerantes, mas categorias como 100% suco devem ter um crescimento de 58,9%, segundo a mesma fonte”, conta. Ele ainda explica que na análise da categoria de alcoólicos notou-se que entre 2019 e 2021 as despesas com essas categorias cresceram 8,9%, o que mostra uma substituição muito mais agressiva do consumo em bares e restaurantes por um aumento no consumo no lar, e esse consumo trouxe algumas alterações de comportamento.

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