Sial Paris irá mostrar o mercado alimentar à base de plantas
A dois meses da feira SIAL Paris, o maior encontro internacional de compradores e fornecedores do mundo com 7.000 expositores de 127 países com 400.000 produtos alimentícios em exposição, traz entre tantas novidades da edição a Rede SIAL que lança o “SIAL Newsfeed & Trends”, um canal WhatsApp para se manter informado das últimas novidades internacionais da indústria agroalimentar.
O evento, como sempre aponta tendências e uma que será bastante divulgada, é o mercado de produtos à base de plantas que deverá atingir 95,52 mil milhões de dólares até 2029, com uma taxa média de crescimento anual de 12,4%, ou muito mais do que a estimativa do The Insight Partner.
Segundo o relatório, o crescimento será impulsionado por consumidores que estão cada vez mais preocupados com a sua saúde e dieta alimentar . Por um lado, prestam atenção aos ingredientes utilizados nos produtos alimentares processados e, por outro lado, apostam no consumo holístico e consciente, preferindo produtos com ingredientes “éticos”. Assim, os produtos à base de plantas – cujos benefícios para a saúde são particularmente apreciados – estão a tornar-se cada vez mais populares, novamente de acordo com a Meticulous Research.
Um detalhe importante é que os consumidores estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos livres de ingredientes sintéticos, privilegiando produtos e bebidas que não contenham sabores e corantes sintéticos e outros aditivos alimentares. Resultado: espera-se que o mercado de produtos à base de plantas experimente um crescimento exponencial nos próximos anos. Um aumento que não deve nada ao acaso. Segundo a Meticulous Research, a epidemia de Covid-19 destacou a ligação entre a saúde pública e o consumo de carne animal , o que levou alguns consumidores a adotar uma dieta vegana, vegetariana ou flexitariana.
Do lado da produção e distribuição, a indústria de produtos à base de plantas tem enfrentado uma procura sem precedentes por parte dos fabricantes e dos consumidores, especialmente por alternativas à carne e ao leite à base de plantas.
Impacto
Mas isso não é tudo. A pandemia também impactou seriamente a indústria tradicional de processamento de carne em todo o mundo. Como resultado, o mercado de substitutos de carne à base de plantas preencheu o vazio. Com certeza, a feira trará muitos produtos à base de plantas confirmando a tendência apontada.
A próxima edição da Sial Paris, feira mundial de alimentos tradicionalmente realizada na capital francesa, de 19 a 23 de outubro, contará com cobertura especial da Revista Distribuição, da editora-chefe Claudia Rivoiro.
Interessados em visitar o evento devem se credenciar AQUI. A feira será realizada entre 19 e 23 de outubro e conta, de acordo com o portal oficial do evento, com ao menos 130 expositores brasileiros.