Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões em 2025

De acordo com pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões em 2025, valor 26,8% mais alto se comparado a projeção feita no ano anterior. O estudo diz ainda que o brasileiro pretende gastar, em média, R$ 146 (R$156 em 2024), com produtos tradicionais da data.

Em comparação ao ano passado, cerca de 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos na Páscoa em 2025.

A região Sul reúne o maior número de entrevistados com disposição para compras nesta Páscoa (75%). Entre homens (69%) e mulheres (66%), a intenção fica quase igualada. No recorte por faixa etária, a população entre 18 e 24 anos aparece em primeiro lugar, com 79%, seguida de perto pelos entrevistados entre 25 e 34 anos, com 78%. As classes A/B (75%) e C (69%) trazem média acima da nacional.

Dados por região

As regiões Sul (R$ 178), Centro-Oeste (R$ 169) e Sudeste (R$ 158) apresentam a intenção de gasto médio acima da média nacional. Nessas regiões, a estimativa de movimentação é de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões, respectivamente. A região Nordeste apresenta média de gasto de R$ 109 e previsão de R$ 1 bilhão de movimentação. Com a menor média está a região Norte (R$ 108) e movimentação de R$ 414 milhões.

Os homens pretendem gastar mais nesta Páscoa (R$ 154), assim como consumidores da faixa etária de 18 a 24 anos (R$ 157) e das classes A/B (R$ 182).

Parcelamento é opção

Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos da Páscoa neste ano. Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados são dinheiro (43%) e Pix (39%), enquanto 1% cartão/ vale alimentação e refeição.

No Sudeste (53%) e no Sul (47%) o cartão é o meio de pagamento escolhido por quase metade dos entrevistados. É também a preferência entre homens (43%) e mulheres (42%) e passa da metade entre os consumidores das classes A/B: 58%. No recorte de faixa etária, o cartão é preferência entre 25-34 anos com 45% e 18-24 anos com 44%.

Dentre os entrevistados, que pretendem comprar com cartão de crédito ou de loja, 45% pretendem parcelar. No recorte por gênero, as mulheres pretendem parcelar as compras mais do que os homens: 49% contra 38%. Entre os consumidores, as pessoas com mais de 60 anos têm maior disposição para parcelar suas compras, com 57%.

Ovo de Páscoa é preferência

O ovo de Páscoa é o produto pretendido mais citado (64%), seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%). Brinquedos e cesta de Páscoa somaram 2% das intenções de compra cada. Roupas 1%. Outras respostas ou não sabem, 2%.

Loja física e estabelecimento comercial são mais citados

Segundo o levantamento, nove em cada dez entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes de Páscoa em uma loja física, enquanto apenas 9% devem fazer as compras online. O resultado é similar a 2024.

A preferência por compras presenciais é maior também entre homens (92%) e mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%). Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (96%) e menor entre 25-34, com 89%.

Cerca de 8 em cada 10 pessoas entrevistadas (78%) pretendem comprar em um estabelecimento comercial e 26% de pessoa autônoma que vende por conta própria. Dois por cento não sabe ou não se decidiu.

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