HPC: homens estão comprando mais e movimentando o mercado
Por Adriana Bruno
Pouco a pouco, o espaço para cosméticos e produtos de higiene pessoal e perfumaria com foco nos homens vai aumentando na gôndola e na cesta de compras do shopper.
Mais vaidosos que anos atrás, mais preocupados com a aparência, com a saúde e com o bem-estar, os homens estão contribuindo para movimentar um mercado que só cresce. “O mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para homens no Brasil movimentou 20 bilhões de reais em 2016 e 25 bilhões de reais em
2021, e as estimativas indicam que essa atividade aumentará ainda mais em 2022. Esse crescimento demonstra que o preconceito contra a vaidade masculina e a insegurança em relação a procedimentos estéticos masculinos estão perdendo espaço no Brasil.
Para Roberto Vautier, da AGR Consultores, as novas jornadas digitais de consumo, onde é possível “zapear” e obter informações sobre diversos produtos e serviços de estética e ainda efetivar uma compra sem sair de casa, têm sido fatores de crescimento exponencial para o público masculino. “As compras de cosméticos para homens
costumavam ser uma consequência de uma jornada com objetivo de comprar outros produtos, por exemplo uma ida à farmácia para comprar desodorante, produtos pós-barba, xampu. Dificilmente um homem sairia de casa com o objetivo principal de comprar um creme rejuvenescedor”, comenta. Segundo ele, a pandemia foi outro fator
que gerou um boom nas vendas de produtos da categoria, onde o homem, ao ficar mais em casa, pôde ter contato e experimentar produtos de sua parceira, além do fator desemprego, que se acentuou nesse período, exigindo, além de um bom currículo para se recolocar, uma repaginada na aparência.
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