Estudo destaca a importância do atacado distribuidor nas vendas para as festas juninas

As Festas Juninas estão entre as celebrações mais tradicionais e aguardadas no Brasil, em torno dos dias santos católicos no mês de junho, mas algumas quermesses se estendem até agosto. O consumo de bens de época durante essas festas é significativo e abrange diversas categorias de produtos, que vão desde alimentos e bebidas até itens de decoração e vestuário.

Para auxiliar e orientar o planejamento das empresas do segmento mercearil, a Mtrix oferece ao mercado os Mtrix Market Insights, incluindo estudos sazonais que se constituem em ótimos guias para as empresas de bens de alto giro.

O mais recente desses panoramas sazonais traz justamente a movimentação de vendas com foco nas Festas Juninas. O levantamento compara dados das vendas de janeiro a maio de 2024 com o mesmo período de 2023 e mostra o desempenho dos produtos da categoria Alimentos (com destaque para doces e guloseimas típicas) com base no movimento de compra dos estabelecimentos varejistas junto ao segmento atacadista e distribuidor e à indústria nesse período em que o varejo se abastece para suprir a demanda do consumidor final pelos itens juninos.

A IMPORTÂNCIA DO CANAL DISTRIBUIDOR

O estudo mostra a prevalência dos mercados de 1 a 4 checkouts como canal de venda preferencial, respondendo por 74,5% das vendas em 2024 e por 75,7% em 2023. Enquanto isso, o varejo tradicional (armazéns, mercearias e empórios) respondeu por 13,8% das vendas em 2024 e 13,3% em 2023, e o atacado de autosserviço ficou com uma fatia de 11,7% em 2024 e 11% em 2023.

Percebe-se, por meio desses números, a relevância do atacado distribuidor no desempenho dessas vendas sazonais, majoritariamente responsável pelo abastecimento de mais de 88% dos pontos de venda presentes no levantamento. Isso reforça a importância do bom planejamento de indústria e distribuidores para que os itens de época estejam disponíveis aos clientes varejistas em tempo hábil e em todos os canais, de modo que toda a cadeia possa aproveitar o melhor período de vendas.

Em termos de desempenho dos canais, nos mercados de 1 a 4 checkouts foi observado crescimento de +3,7% nas vendas em receita, +8,5% no preço médio e +3,9% no ticket médio por PDV. Reduções ocorreram nas vendas em volume (-4,4%) e no número total de PDVs (-0,2%).

O varejo tradicional trouxe como resultado crescimento em todos os indicadores: nas vendas em receita (+9,7%), vendas em volume (+2%), preço médio (+7,7%), número total de PDVs (+0,9%) e ticket médio por PDV (+8,5%).

Por fim, o atacado de autosserviço também mostrou números positivos, com resultados superiores aos do varejo tradicional na maior parte dos indicadores, crescendo +11,8% nas vendas em receita, +0,7% nas vendas em volume, +11,7% no preço médio, +3,6% no número total de PDVs e +8% no ticket médio por PDV.

DADOS POR REGIÃO

Em termos de indicadores por recorte geográfico, o resultado total Brasil foi crescimento de 5,4% em receita, redução de -2,8% em volume e aumento de 8,9% no preço médio. Além disso, houve elevação de 0,3% no número total de PDVs, bem como de 5,2% no ticket médio por PDV.

Destaque para o Sudeste, região mais populosa do país, responsável por 37% das vendas totais e com aumento anual de +5,5% na receita, +14,9% no preço médio e +7,8% no ticket médio por PDV.

Outro destaque é o Nordeste, a segunda maior em população e com forte tradição na realização de grandes festas juninas, que respondeu por 35,7% das vendas totais e trouxe crescimento de +3,5% vendas em receita, +4,3% no preço médio e +6,3% no ticket médio por PDV.

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