Domínio operacional ganha força no canal indireto
Utilizada como instrumento eficiente e competitivo, a automação tem conduzido o atacado distribuidor a incorporar operações de alto nível graças à adoção de tecnologias exclusivas e direcionadas para suas aplicações diárias. Há muito se sabe que acompanhar em tempo real todas as etapas da cadeia de suprimento é um desafio estratégico que não pode ser colocado em segundo plano. Prova disso é o alto nível de processos tecnológicos identificados nas principais etapas na operação do atacadista distribuidor em um estudo promovido pela GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação.
De acordo com o levantamento, os quatro elos que estão ligados diretamente ao controle de operação no segmento são: relacionamento com o fornecedor, operação do centro de distribuição, transporte, e relacionamento com o pequeno e médio varejo, no qual também se inclui o modelo de atacado de autosserviço. “O uso da automação na primeira etapa é encontrado em 57% dos respondentes. Esse resultado ainda é considerado baixo, dada a disponibilidade de ferramentas para a utilização de dados de produtos e rastreabilidade”, conta Edson Matos Lima, executivo de Negócios da GS1.
O executivo comenta que o compartilhamento de informações entre fornecedor e distribuidor pode gerar ganhos de escala em relação à produtividade dos agentes envolvidos. “Na maioria dos casos, os relatórios de venda e de estoque, o pedido de compra e a fatura são enviados pelo distribuidor por exigência das indústrias”, diz. No caso da operação no centro de distribuição, 82% dos respondentes contam com processos automatizados relacionados com o recebimento de produtos com coletor de dados e sistemas como o WMS, que possibilita a conferência e a separação de cargas de maneira automática. Na terceira e na quarta etapas, relativas ao transporte e ao comércio, o uso da tecnologia é satisfatório, com representatividades de 43% e de 100%, respectivamente.
Entender as particularidades da operação atacadista não é tarefa simples, mas as empresas prestadoras de serviços tecnológicos apostam na inovação para adequar seus produtos às necessidades do cliente, e contemplam diversas ações e produtos relacionados a ferramentas para treinamento de equipe, logística e sistemas de informação. Confira neste link quais são as soluções e tendências adequadas para os três pilares da automação convenientes ao setor atacadista distribuidor.