Sam’s Club cresce quase 80% na receita

Desde a sua aquisição pelo Grupo Carrefour Brasil em 2022, o Sam’s Club tem se expandido. Para se ter uma ideia, a receita do clube de compras aumentou 79,4% entre 2023 e 2022, e o patamar de vendas saiu de R$ 3,5 bilhões para R$ 6,3 bilhões.

Além disso, a participação da bandeira nos resultados do Grupo está crescendo mais a cada trimestre. Nos primeiros três meses deste ano, o formato alcançou 5,75% de participação, contra os 4,45% de 2023 como um todo e os 3,24% de 2022. Em comparação com o Hipermercado Carrefour, o Sam’s avançou em quase 80% suas vendas, enquanto o Carrefour aumentou 6,9% em 2023.

Consequentemente, número de sócios, ou seja, pessoas que assinam o clube de compras, também cresceu, passando de 682 mil em 2022 para 851 mil em 2023. Em maio deste ano, o número chegou a 3 milhões, impulsionado principalmente por ações de marketing online. Assim, o número de associados que chegaram via digital cresceu 622%.

Atualmente, a média é de 1.500 sócios novos por dia. Por esses motivos que a bandeira está no centro dos planos de expansão da empresa. No último ano foram oito inaugurações, já neste ano estão previstas até nove aberturas. Até o momento, são cerca de 53 unidades, distribuídas em 16 estados e no DF.

Porém a estratégia da empresa envolve dobrar o tamanho de lojas até 2030, para que a bandeira alcance o marco de 100 unidades. Para isso, será investido em média R$ 30 milhões por operação. Algumas dessas aberturas serão do zero, porém outras serão fruto de conversão, como já noticiamos.

Fatores que impulsionam o sucesso da estratégia

Esse é um modelo de negócio voltado para operações de baixo custo. Assim, por meio de uma estratégia de ready to display, os itens chegam empilhados no CD em caixas. Essas, são enviadas às lojas e colocadas à disposição. Só então, as embalagens são abertas.

São cerca de 5.500 SKUs em média por loja. O sortimento pode ser menor do que outros varejos, porém a curadoria garante que produtos mais premium estejam nas prateleiras, principalmente itens importados.

Há também parcerias com a indústria que garantem itens exclusivos, como Kit Semana da Friboi, que é uma embalagem com diversos tipos de proteína animal. Outras grandes companhias como P&G, Unilever, Pepsico e Nestlé também disponibilizam embalagens em tamanhos diferentes para a rede.

No setor de vestuário, a empresa faz parceria com marcas como a Guess, Calvin Klein, Levi’s e muito mais para fornecer um diferencial para seus clientes.

Além disso, a empresa investe fortemente em sua marca própria, a Member’s Mark, com itens de todas as categorias, responsáveis por 19% do total de vendas do varejista.

Tudo isso faz com que o tíquete médio da empresa seja o dobro do hipermercado Carrefour. Em relação aos canais de venda, a loja física é o favorito entre os consumidores, porém o e-commerce é responsável por 6% das vendas e as televendas geram entre 12 e 13% do faturamento.

Fonte: Isto é

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