Presidente da ABAD integra missão técnica internacional promovida pela GS1 Brasil na Alemanha
O presidente da ABAD, Emerson Destro, participa da 1ª Missão Técnica Internacional da GS1 Brasil, que acontece de 9 a 17 de junho, na Alemanha. A programação, especialmente preparada para oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer de perto o que há de mais recente em transformação digital, indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT), inclui visitas técnicas a grandes empresas e centros de conhecimento e pesquisa e à Feira CeBIT, referência em tecnologia também para o setor atacadistas.
Com mais de 3 mil expositores de 70 países, a CeBIT recebe cerca de 200 mil pessoas na cidade de Hanover, na Alemanha. A feira traz novidades relevantes para o setor atacadista, mas também é dirigida a indústrias, bancos, serviços, agências governamentais, cientistas e aos apaixonados por tecnologia. Ela se divide em quatro seções: d!conomy, d!tec, d!talk e d!campus – formato que cria um novo conceito e abordagem sobre tecnologia, mas mantém o foco na geração de negócios para todos os interessados.
Feira CeBIT
A comitiva que viajou à Alemanha, com 20 participantes, também visitou a sede da GS1 da Alemanha. No Centro de Conhecimento (Knowledge Center), eles puderam vivenciar a robótica na cadeia de valor digital ao vivo, embarcar em uma jornada de compras interativa (omnichannel) ou fazer experiências práticas de aprendizagem em um ambiente realista. Lá, também é possível desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em protótipos tangíveis. A GS1 Alemanha ensina as empresas a responderem de forma eficiente e sustentável às mudanças rápidas nas cadeias de valor por meio do uso de padrões.

O grupo também visitou o Instituto de Tecnologia Têxtil RWTH AACHEN University, onde são realizadas pesquisas e desenvolvimento de têxteis inteligentes que visam facilitar o cotidiano, e o Digital Capability Center (DCC) Aachen, um tipo de fábrica de aprendizagem focada na Indústria 4.0. Ele oferece as ferramentas necessárias para impulsionar a transformação digital das empresas. O Centro possui uma cadeia de valor de ponta a ponta – da ordem à entrega – para a fabricação de uma pulseira inteligente e personalizada. A linha tem dois processos: atual e futuro. O processo atual serve como um modelo realista de boas práticas e é usado para demonstrar a otimização de métodos e ferramentas necessárias para realizar uma transformação digital. O processo futuro é usado para mostrar o potencial das aplicações 4.0 na indústria. DHL, Siemens, BMW, Retail Walk, Victuals Market, entre outros, também estão na lista de locais a serem visitados. “É uma excelente oportunidade para quem busca conhecimento. Nesse universo, conseguimos extrair muitas ideias que, certamente, serão aplicadas em nossos negócios no Brasil”, afirma Emerson Destro.
Filiadas ABAD
A filiada pernambucana (Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA) da ABAD também atendeu ao convite da GS1 e está representada na comitiva pelo seu presidente José Luiz Torres. O Sincad/RN (Sindicato do Comércio Atacadista do Rio Grande do Norte) foi representado pelo vice-presidente da entidade Herculano Azevedo.