Prevenção de perdas no atacado: tecnologia a ajuda a reduzir índices

O setor atacadista e distribuidor enfrenta desafios para reduzir índices de perdas devido a furtos, falhas na gestão de estoques e ineficiência nos processos logísticos. “Para enfrentar esses desafios, a implementação de tecnologias inovadoras e a adoção de boas práticas de gestão são essenciais para proteger os produtos e reduzir os prejuízos”, afirma Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions.

No contexto do atacado e distribuição, as perdas podem ser causadas por uma série de fatores. Furtos internos e externos estão entre algumas das principais causas, muito em razão do grande volume de mercadorias e o espaço grande das instalações. Erros de inventário e a ineficiência na gestão de estoques também resultam em divergências entre a quantidade registrada e aquela disponível, o que, além de gerar prejuízos diretos, também afetam a eficiência operacional.

Além dos furtos e erros de inventário, o setor atacadista e distribuidor sofre com os danos aos produtos durante o transporte e no recebimento e armazenamento de mercadorias. Há ainda os riscos com as fraudes em documentos fiscais, compras falsas ou manipulação de preços. “A redução de perdas no setor é uma questão complexa, mas com a adoção das tecnologias e práticas corretas, é possível minimizar significativamente esses riscos”, alerta Artacho.

Para minimizar esses problemas o mercado oferece uma série de soluções tecnológicas, dentre elas está o uso de câmeras de segurança com inteligência artificial.

Essas câmeras são capazes de identificar padrões de comportamento suspeito, como movimentação anormal de mercadorias ou entrada de pessoas em áreas restritas, enviando alertas em tempo real para os responsáveis pela segurança. Isso permite uma ação preventiva rápida, evitando que furtos se concretizem.

A automação em processos logísticos e no armazenamento de produtos também é uma excelente estratégia para reduzir perdas. Sistemas automatizados de estocagem e recuperação de mercadorias podem aumentar a eficiência e reduzir os riscos de danos e extravios durante o processo de armazenamento. Além disso, controlar o acesso a áreas sensíveis do depósito com sistemas de identificação biométrica contribui para evitar furtos internos.

A implementação de soluções, como o sistema de monitoramento inteligente e controle de acesso, são investimentos que, além de proteger o inventário, melhoram a eficiência operacional e contribuem para a rentabilidade do negócio. “Com as estratégias certas, os atacadistas e distribuidores podem não apenas reduzir as perdas, mas também garantir um futuro mais seguro e lucrativo para suas operações”, argumenta Thiago Artacho.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email