Puratos produzirá chocolate no Brasil com energia 100% renovável

A Puratos, fabricante de produtos para panificação, confeitaria e chocolate, anuncia que começa a utilizar 100% de energia renovável em uma das suas fábricas de Guarulhos (SP). A iniciativa faz parte da estratégia global da companhia “Environmental Sustainability Programme”, que tem o objetivo de atingir a meta de carbono zero até 2025 e reduzir o uso de água em 25% até 2030.

A empresa, com duas fábricas no Brasil, saiu do chamado “mercado cativo de energia”, regulado pelo governo, movendo-se para o mercado livre. Dessa forma evitará mensalmente a emissão de 40 a 50 toneladas de CO2.

A primeira unidade a reformular o sistema energético é a de chocolates. O diretor de operações da Puratos, Fabio Vigário, explica como se deu o processo de adaptação da fábrica. “O Projeto de adaptação teve inúmeras partes. Primeiro trocamos todos os componentes que antes utilizavam combustíveis fósseis por componentes com energia elétrica: cozinha, aquecedores, caldeira. Numa segunda fase, saímos do mercado cativo de energia elétrica (comprar energia elétrica do fornecedor local) e entramos no mercado livre de energia, onde posso escolher de quem comprar. Nessa fase começamos a fechar contratos de fornecimento com geradoras de energia elétrica 100% renovável. Atualmente compramos de um parque de fonte eólica (turbinas de vento) que está localizado no estado do Ceará. A última, e provavelmente mais complexa tecnicamente, foi trocar os aquecedores dos tanques de chocolate, por uma bomba de calor elétrica. Esse era o último sistema que ainda usava gás e foi desativado em junho”.

Todas as operações da Puratos no Brasil buscarão a neutralidade de carbono e o centro de inovação, em São Paulo, estará totalmente adaptado até 2022. Já a matriz levará mais tempo. “Estamos consolidando o compromisso da Puratos com o meio ambiente. Demos o primeiro passo rumo ao nosso objetivo e temos ações planejadas ao longo dos próximos anos. Nosso planejamento contempla o isolamento térmico das máquinas, melhor aproveitamento de água de processo, diminuição de resíduos para aterros sanitários, reaproveitamento de rejeitos e muito mais”, contou Vitor Campos, Diretor de Marketing da Puratos Brasil.

O programa global Puratos Environment Strategy coordena e acompanha a execução dos projetos socioambientais nas 64 unidades de produção do grupo, distribuídas em 46 países. A unidade brasileira é a primeira do grupo a zerar a emissão de carbono.

“Operar de maneira sustentável é uma necessidade. Na América Latina, o Brasil, Chile e Uruguai têm ações sustentáveis que já estão sendo executadas. Cada região tem uma equipe de colaboradores, os Environment Champions, que acompanharão de perto as iniciativas e serão responsáveis pelo reporte para o time global. Mais do que preservar os recursos naturais, queremos devolvê-los à natureza com projetos que façam a diferença para as futuras gerações “, pontuou o CEO da Puratos na América Latina, Fabio Di Giammarco.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email