Categorias em Destaque

Refrigerados

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

BATATA CONGELADA
Palito, a queridinha

Coringa nas refeições e lanches, a batata palito foi responsável por 93% do faturamento da categoria, registrando um incremento de 9,9% em valor.

Apesar da importância deste segmento, o tipo smiles apresentou o maior crescimento, com um impulso de 30,3%.

Para a indústria Bem Brasil, as vendas de batata pré-frita congelada estão aquecidas e devem manter um crescimento acelerado nos próximos anos.

“O consumo vem aumentando na faixa de 10% a cada 12 meses nos últimos cinco anos. A companhia alimenta cerca de 13 milhões de pessoas por dia”, estima João Ricardo Coleoni, diretor-comercial.

Embora a batata palito seja o carro-chefe, a empresa considera os cortes especiais um grande sucesso. Os mais consumidos são:

  • Crinkle.
  • Rústica.
  • Steakhouse.

IOGURTE
Momento de indulgência

A categoria de iogurtes cresceu nos últimos anos e a tendência é de que continue em ascensão.

Karina Monteiro, gerente de marketing da Trevo Lácteos, destacou que o pequeno varejo tem se tornado fundamental para a categoria, impulsionado pela crescente demanda dos consumidores por comodidade, praticidade e variedade de produtos.

“O pequeno varejo tem oportunidade de elevar o ticket médio, trazendo produtos de maior valor agregado para sua loja, como iogurtes alta proteína, kefir, sem lactose, sobremesas prontas, iogurtes pouchs e versões com overcap, com adição de granola, por exemplo”, comenta Karina.

Dados da pesquisa NielsenIQ:

  • Crescimento em vendas/valor: 9,5%.
  • Crescimento em vendas/volume: 2,2%.

Destaques por tipo de embalagem:

  • Potes: representam 46% de importância em valor.
  • Garrafas: seguem com 41,1% de importância em valor.

MARGARINA
Presença certa

A categoria de margarina e manteiga é fundamental para o pequeno varejo, pois desempenha o papel de categoria destino, ou seja, promove a ida do cliente à loja.

Por ser uma categoria destino, ela exige alguns cuidados específicos do varejista.

“Um exemplo é volume e preços baixos, não necessariamente em todos os itens, mas pelo menos com uma das marcas líderes. É sempre importante ter um dos SKUs da categoria em promoção e preço baixo”, afirma o professor Ricardo Pastore, consultor e fundador da Comunidade Retail Power Academy de IA no Varejo.

Dados da pesquisa NielsenIQ:

  • Desempenho negativo em volume: -3,4%.
  • Desempenho negativo em valor: -5,5%.

Contribuições para a queda da categoria:

  • Os segmentos de margarinas e cremes vegetais foram os que mais influenciaram o resultado negativo, com 67% de importância.

QUEIJO ESPECIAL
Fracionar para vender

Muçarela, prato, gorgonzola, brie, cheddar e ementhal estão entre as 25 variedades de queijos pesquisadas no varejo tradicional e de autosserviço de pequeno porte.

Com um peso significativo no grupo, o parmesão representou 79% do faturamento da categoria, mas apresentou retração de 4,6% nas vendas, impactando especialmente o resultado da categoria ao responder por 68% da queda apurada.

A centenária Queijos Regina enxerga o setor como predominantemente de consumo popular.

“O mercado está em crescimento, mas ainda é tradicional e com forte dominância dos queijos do dia a dia, como requeijão e minas (frescal e padrão). Prato e muçarela são mais populares e utilizados em padarias e lanchonetes”, afirma Laércio Cardoso, diretor-comercial.

O executivo também destacou que os tipos sofisticados, como azul, brie e gouda edam, conseguem obter melhores resultados quando ofertados fracionados, devido aos preços mais elevados.

Ele ressaltou a importância do varejo de vizinhança/pequeno varejo:

“São canais fundamentais e de conveniência que atendem o consumo rápido e são importantes tanto para as vendas das variedades do dia a dia, como para os mais sofisticados e fracionados.”


SALAME
Qualidade e sabor

A categoria de salame apresentou, segundo a pesquisa da NielsenIQ, os seguintes resultados no período apurado de outubro de 2023 a setembro de 2024:

  • Crescimento em vendas/valor: 7,5%.
  • Crescimento em vendas/volume: 10%.

Carlos Faé, especialista de marketing de produto da BRF, destacou as prioridades do consumidor de frios:

“O consumidor de frios prioriza principalmente o sabor, o preço e a marca de confiança. Por isso, a Sadia se destaca no mercado. Ao longo de seus 80 anos de existência, busca atrelar a inovação que a mantém competitiva no mercado com a qualidade e a tradição que a caracterizam, sobretudo no período do verão e das férias.”

Desempenho por tipo de embalagem:

  • A granel: maior importância, com 63%.
  • Fatiado/embalado: aparece em segundo lugar.

Faé acredita que o mercado está cada vez mais voltado para a personalização das compras, com o consumidor valorizando demandas específicas para diferentes ocasiões. Isso favorece a relevância do granel para a comercialização de frios.

Como estratégia para alavancar as vendas de salame, a Sadia aposta em campanhas sazonais de marketing para a linha de frios.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email