ARROZ
Sortimento variado
Alimento versátil e coringa da cozinha, o arroz apresentou crescimento somente em valor, em um patamar muito acima da inflação.
Desempenho no varejo de pequeno porte e tradicional (12 meses acumulados até setembro):
- Faturamento: aumento de 22% nas vendas.
O grupo abrange desde o arroz básico (com 75% de contribuição para o resultado) até variedades mais específicas ou indicadas para preparos elaborados e de maior valor agregado, como:
- Arbóreo.
- Oriental.
- Preto.
- Parboilizado.
- Selvagem.
- Cateto.
- Incrementado com cereais.
- Semi pronto e pronto.
São opções que atendem a todos os bolsos e gostos.
Fernando Cândido, diretor da Camil Alimentos, com mais de 60 anos de mercado, explicou que a empresa tem investido em novas categorias para alcançar novos pontos de vendas com o apoio dos parceiros do setor de distribuição.
“A partir da nossa forte referência como marca de arroz e atendendo aos pedidos dos consumidores, a indústria lança as massas (de ovos e sêmola, com oito cortes).”
ATUM E BONITO
Prático e versátil
Duas versões do pescado são responsáveis por praticamente 85% do faturamento da categoria:
- Ralado: contribui com 44%.
- Sólido: representa 40,8%.
Ingrediente-chave no preparo de lanches e pratos, o alimento apresentou aumento no faturamento, mas registrou recuo no volume de vendas.
Retração por regiões:
- Nordeste: -5,2%.
- Centro-Oeste: -11,1%.
A Nauterra, empresa responsável pelas marcas de pescados enlatados Gomes da Costa e 88, informou que mantém uma visão otimista, observando o consumo em alta e superando os volumes previstos para 2024.
Desempenho no primeiro semestre de 2024:
- Crescimento considerado satisfatório.
- Superou as expectativas para o período em aproximadamente 5%.
- Perspectiva de um fechamento de ano positivo.
O varejo independente, abrangendo tanto o formato tradicional quanto o independente, representa mais de 50% dos negócios gerados com pescados para a companhia.
MASSA ALIMENTÍCIA
Sempre no prato
Outro produto presente na cesta do shopper são as massas. O macarrão é parte do dia a dia do brasileiro e, segundo Luciana Ribeiro, gerente da categoria de massas da M. Dias Branco, o pequeno varejo desempenha um papel crucial ao entregar o produto para clientes de diversas regiões e classes sociais.
“É importante que o setor garanta cada vez mais opções de variações disponíveis nas linhas de massas, possibilitando a construção de negociações estratégicas para a categoria”, afirma Luciana.
Dados da pesquisa NielsenIQ:
- Vendas/volume: crescimento de 4,5%.
- Vendas/valor: aumento de 0,7%.
Destaque por segmento:
- Itens à base de sêmola: 43% de importância em valor.
SALGADINHO
Inovação nos sabores
A categoria de salgadinho, segundo a pesquisa da NielsenIQ, publicada em seu nono ano na DISTRIBUIÇÃO, apresentou números menores no ano móvel de outubro de 2023 a setembro de 2024, em comparação à edição anterior.
Desempenho da categoria:
- Vendas/volume: crescimento de 1,6% (em 2023, foi de 7,5%).
- Vendas/valor: aumento de 8,9% (em 2023, foi de 23,7%).
A PepsiCo, fabricante mundial da categoria, aposta em um novo produto, Tostitos, nas versões:
- “Toque de Sal Marinho”.
- “Toque de Pimenta Mexicana”.
Segundo a fabricante, a proposta é inspirar o consumidor a exercitar sua criatividade e explorar diversas formas de consumo.
“A inovação em produtos nos permite atender às demandas de acordo com as mais diversas necessidades dos consumidores com a evolução das preferências: por conveniência, novos sabores, experiências gastronômicas etc.”, explica Cecilia Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Latam e Brasil.
Destaques da pesquisa:
- O sabor milho lidera, com 32% da preferência e 37% de contribuição para o crescimento da categoria.
- Na variação de vendas/valor, o desempenho por produtos foi:
- Tortilha: 18,1%.
- Batata snack: 15%.