Categorias em Destaque

Mercearia salgada

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

ARROZ
Sortimento variado

Alimento versátil e coringa da cozinha, o arroz apresentou crescimento somente em valor, em um patamar muito acima da inflação.

Desempenho no varejo de pequeno porte e tradicional (12 meses acumulados até setembro):

  • Faturamento: aumento de 22% nas vendas.

O grupo abrange desde o arroz básico (com 75% de contribuição para o resultado) até variedades mais específicas ou indicadas para preparos elaborados e de maior valor agregado, como:

  • Arbóreo.
  • Oriental.
  • Preto.
  • Parboilizado.
  • Selvagem.
  • Cateto.
  • Incrementado com cereais.
  • Semi pronto e pronto.

São opções que atendem a todos os bolsos e gostos.

Fernando Cândido, diretor da Camil Alimentos, com mais de 60 anos de mercado, explicou que a empresa tem investido em novas categorias para alcançar novos pontos de vendas com o apoio dos parceiros do setor de distribuição.

“A partir da nossa forte referência como marca de arroz e atendendo aos pedidos dos consumidores, a indústria lança as massas (de ovos e sêmola, com oito cortes).”


ATUM E BONITO
Prático e versátil

Duas versões do pescado são responsáveis por praticamente 85% do faturamento da categoria:

  • Ralado: contribui com 44%.
  • Sólido: representa 40,8%.

Ingrediente-chave no preparo de lanches e pratos, o alimento apresentou aumento no faturamento, mas registrou recuo no volume de vendas.

Retração por regiões:

  • Nordeste: -5,2%.
  • Centro-Oeste: -11,1%.

A Nauterra, empresa responsável pelas marcas de pescados enlatados Gomes da Costa e 88, informou que mantém uma visão otimista, observando o consumo em alta e superando os volumes previstos para 2024.

Desempenho no primeiro semestre de 2024:

  • Crescimento considerado satisfatório.
  • Superou as expectativas para o período em aproximadamente 5%.
  • Perspectiva de um fechamento de ano positivo.

O varejo independente, abrangendo tanto o formato tradicional quanto o independente, representa mais de 50% dos negócios gerados com pescados para a companhia.


MASSA ALIMENTÍCIA
Sempre no prato

Outro produto presente na cesta do shopper são as massas. O macarrão é parte do dia a dia do brasileiro e, segundo Luciana Ribeiro, gerente da categoria de massas da M. Dias Branco, o pequeno varejo desempenha um papel crucial ao entregar o produto para clientes de diversas regiões e classes sociais.

“É importante que o setor garanta cada vez mais opções de variações disponíveis nas linhas de massas, possibilitando a construção de negociações estratégicas para a categoria”, afirma Luciana.

Dados da pesquisa NielsenIQ:

  • Vendas/volume: crescimento de 4,5%.
  • Vendas/valor: aumento de 0,7%.

Destaque por segmento:

  • Itens à base de sêmola: 43% de importância em valor.

SALGADINHO
Inovação nos sabores

A categoria de salgadinho, segundo a pesquisa da NielsenIQ, publicada em seu nono ano na DISTRIBUIÇÃO, apresentou números menores no ano móvel de outubro de 2023 a setembro de 2024, em comparação à edição anterior.

Desempenho da categoria:

  • Vendas/volume: crescimento de 1,6% (em 2023, foi de 7,5%).
  • Vendas/valor: aumento de 8,9% (em 2023, foi de 23,7%).

A PepsiCo, fabricante mundial da categoria, aposta em um novo produto, Tostitos, nas versões:

  • “Toque de Sal Marinho”.
  • “Toque de Pimenta Mexicana”.

Segundo a fabricante, a proposta é inspirar o consumidor a exercitar sua criatividade e explorar diversas formas de consumo.

“A inovação em produtos nos permite atender às demandas de acordo com as mais diversas necessidades dos consumidores com a evolução das preferências: por conveniência, novos sabores, experiências gastronômicas etc.”, explica Cecilia Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Latam e Brasil.

Destaques da pesquisa:

  • O sabor milho lidera, com 32% da preferência e 37% de contribuição para o crescimento da categoria.
  • Na variação de vendas/valor, o desempenho por produtos foi:
    1. Tortilha: 18,1%.
    2. Batata snack: 15%.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email