BOLACHA E BISCOITO
Portfólio recheado
Ampla e diversificada, a categoria de biscoitos contempla desde tradicionais, como maria e cream cracker, até salgadinhos, cookies, recheados e com cobertura. É um grupo que abrange uma ampla gama de produtos e marcas, capazes de atrair crianças e adultos.
Entre as principais fabricantes está a M. Dias Branco. Mariana Gentil, gerente da categoria de biscoitos da empresa, destacou o crescimento e o ganho de market share, impulsionado pela performance de Piraquê, Pilar e Vitarella:
“Este ano, impulsionamos o nosso crescimento trazendo novidades no portfólio das principais marcas, assim como com campanhas de comunicação de alto impacto e engajamento.”
Mariana explicou ainda que o varejo independente desempenha um papel importante para o giro da categoria, representando mais de 30% das vendas no mercado:
“Os segmentos de maior volume de vendas no canal independente são os recheados doces, água e sal/cream cracker, doces amanteigados e maria/maisena.”
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CAFÉ EM CÁPSULA
Tudo azul
Com crescimento de dois dígitos, em faturamento (15%) e volume (20,7%), o café em cápsula gerou resultados positivos para o varejo.
A categoria apresentou crescimento de vendas nas sete regiões pesquisadas, com destaque para a Grande Rio, que registrou a maior variação, de 26%.
Antônio Sá, especialista em varejo e sócio da consultoria Amicci, destacou a evolução do consumo de café em cápsula:
“É uma categoria que aumenta a participação nos lares, com a popularização das máquinas de café.”
Ele também ressaltou a importância de disponibilizar o produto em lojas de vizinhança, dado que ele está cada vez mais presente no dia a dia dos clientes.
Ao comparar o aumento das vendas em valor com a alta em volume, Sá apontou para o recuo do preço médio:
“Nessa categoria, é comum a venda no formato ‘leve mais por menos’.”
LEITE EM PÓ
Praticidade
O leite em pó é um produto presente na cesta do shopper, seja para abastecimento ou reposição.
Os dados da pesquisa NielsenIQ mostram que a categoria apresentou:
- Variação em vendas/valor: 1,8%.
- Crescimento em vendas/volume: 10,3%.
Gustavo Afonso de Almeida, diretor-comercial do Grupo Piracanjuba, destacou que o leite em pó possui bom valor agregado e alto giro, fatores importantes para o pequeno varejista:
“Para melhorar o tíquete médio da categoria, o setor deve apostar nas diferentes embalagens e gramaturas e, consequentemente, tentar melhorar o espaço em prateleira da categoria, e/ou apostar em expositores exclusivos. Desse modo, vai atingir um número cada vez maior de consumidores.”
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LEITE FLAVORIZADO
Parte da dieta
O consumo de leite faz parte da dieta de milhões de brasileiros. Em 2023, o país produziu 24,52 bilhões de litros, segundo dados do governo federal.
A categoria está presente em todo o varejo alimentar e, segundo a pesquisa NielsenIQ, apresentou:
- Variação em vendas/valor: 9,8%.
- Variação em vendas/volume: 2,7% de crescimento.
Segmentos com maior contribuição:
- Leite comum: responsável por 82% da importância, sendo o principal impulsionador do desempenho da categoria.
- Leites acrescidos de frutas ou vitaminas: aparecem em segundo lugar, com 11,4%.
Destaque por região (em vendas/valor):
- Região Sul: 17% de importância.
- Região Nordeste: 14% de importância.
LEITE CONDENSADO E MISTURA LÁCTEA
Doce sabor
Essencial para o pequeno varejo, a categoria de leite condensado e mistura láctea apresentou os seguintes resultados, segundo a pesquisa NielsenIQ:
- Vendas/valor: queda de −2,0%.
- Vendas/volume: crescimento de 8,6%.
Viriato Tricoli, diretor da Gênesis Consultoria & Negócios, destacou estratégias para melhorar o tíquete médio:
“O varejo deve oferecer combos promocionais com itens complementares e impulsionar produtos de maior valor agregado, como versões zero lactose ou orgânicas. O pequeno varejo atende à alta demanda de produtos básicos e receitas populares, gerando volume e fidelização.”
Importância por tipo de embalagem:
- Cartonadas: representam 92% da importância do segmento.
- Lata: ficou com 7,90% da importância.
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MISTURA PARA SOBREMESA
Momento de compartilhar
De acordo com o levantamento da NielsenIQ, que considerou canais como varejo independente, varejo de autosserviço e varejo tradicional, a categoria de misturas para sobremesa apresentou desempenho negativo no período analisado (outubro de 2023 a setembro de 2024):
- Vendas/valor: -0,2%.
- Vendas/volume: -5%, com uma queda mais acentuada.
Segmento com maior contribuição para a queda:
- Pudim/creme, responsável por 86% da importância na retração.
Destaque por regiões (em importância em vendas/valor):
- Sul do país: 61%.
- Interior de São Paulo: 11%.
- Nordeste: 7%.
PÃO E BOLO
Sempre à mesa
A categoria de pão e bolo é composta por produtos de consumo rápido e diário, presentes tanto na cesta de reposição quanto na de abastecimento em muitos lares.
Vinicius Germano, diretor de trade e marketing da Panco, destacou a importância do pequeno varejo como principal canal de reposição e atendimento de urgência para esses produtos:
“Existem algumas estratégias para aumentar o ticket médio, como executar o mix ideal, dando visibilidade aos produtos de maior valor agregado, como inovações, e adequando o portfólio de acordo com os canais e necessidades dos consumidores.”
Desempenho da categoria (outubro de 2023 a setembro de 2024):
- Vendas/valor: crescimento de 4,7%.
- Vendas/volume: crescimento de 1%.
Importância por segmento:
- Pães: 85% de participação.
- Bolos: 14,7% de participação.
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