Seções

Nesta Edição

divisor-menu

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

NEGÓCIOS

MOVIMENTO
Makro fecha unidades

 

O ano começou para o Makro Atacadista com lojas fechadas. Em janeiro, foram seis as operações encerradas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Recentemente, Marcos Ambrosano, CEO da empresa, também deixou o Makro para assumir um novo cargo no Sam’s Club. Em Ilhéus, a rede Mineirão Atacarejo irá assumir a unidade fechada. Em Minas Gerais, o Makro fechou três lojas nas cidades de Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte. Por nota, a assessoria de imprensa do Makro restringiu-se a dizer que “a venda da operação de três unidades em Minas Gerais é uma iniciativa que se propõe a garantir maior eficiência operacional para a companhia, assegurando a sustentabilidade do negócio por meio da priorização e da diversificação de investimentos já para 2020”. As outras unidades, também fechadas, ficam no Espírito Santo, uma em Serra e outra em Vila Velha. De acordo com o Sindicomerciários – Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo, as lojas foram vendidas para o grupo Epa e darão lugar a unidades do Mineirão Atacarejo.

 

14,7%

foi a alta porcentual divulgada pelo GPA – Grupo Pão de Açúcar em sua receita bruta em 2019, totalizando 61,5 bilhões de reais. O resultado foi puxado pelo desempenho da bandeira Assaí e pela inclusão no balanço dos resultados do Grupo Êxito, na Colômbia. Considerado apenas o quarto trimestre, o avanço da receita foi de 24%, subindo para 18,9 bilhões de reais. Os dados são preliminares e não auditados. O Grupo Êxito foi incorporado à estrutura do GPA no fim de novembro, em uma tentativa do grupo francês Casino de simplificar sua estrutura acionária. Ainda no comunicado, foram consideradas as lojas abertas há mais de um ano, o que exclui os efeitos das inaugurações. O Assaí teve um avanço de 4,3% nas vendas no quarto trimestre em 2019

INVESTIMENTO
Muffato abrirá indústria de alimentos no Paraná

O Grupo Muffato anunciou a construção de uma indústria de alimentos na cidade de Cambé /PR. Trata-se do Muffato Foods, o primeiro empreendimento do Grupo no ramo industrial, cujo investimento inicial será de 170 milhões de reais. A construção do Muffato Foods, que irá gerar 650 empregos diretos, será dividida em duas etapas. A primeira delas viabilizará o processamento de produtos relacionados à proteína animal e a segunda fará o mesmo com os de origem vegetal. “Parte do investimento será obtida por meio de linha de crédito em bancos privados, em vista do alto valor dos equipamentos de última geração que vamos utilizar no projeto”, explica Everton Muffato (foto), diretor do Grupo. Localizado na Rodovia Mello Peixoto, no Km 164, no complexo onde já está instalado um dos centros de distribuição do Grupo, o Muffato Foods tem por meta produzir 255 toneladas de alimentos por dia. A inauguração da primeira fase do Muffato Foods está prevista para o segundo semestre de 2020. “Quando concluirmos toda a obra, o Complexo Empresarial englobando o CD e a indústria será um dos maiores e mais modernos do País”, conclui Muffato.

 

MARÇO 2020
Anufood e ABAD firmam parceria

A Anufood Brazil (foto)— Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas que acontece entre 9 e 11 de março no São Paulo Expo na capital paulista, anunciou o acordo de cooperação com a Apex-Brasil e projetos especiais com o apoio das entidades setoriais e parceiros, entre elas a ABAD. Também serão realizados, durante a feira, o II Congresso ANUFOOD Brazil, com curadoria da GV Agro, e o Congresso ABIR, que completará 70 anos em 2020. A próxima edição contará ainda com o II Encontro Abrasel, a Oficina ConPizza e a Confeitaria & Panificação Show.

SIAL PARIS
Feira mundial acontecerá em outubro

Agendada para o período de 18 a 22 de outubro, em Paris, a Sial Paris, feira mundial de alimentação, promete levantar uma discussão sobre a nova era para o segmento de alimentos e bebidas. Desde já, os números prometem superar a edição de 2018, que contou com 7.200 expositores, vindos de mais de 100 países, inclusive o Brasil. Criado em 1964, o evento começa a sua edição, de número 52, com a expectativa de atrair milhares de visitantes profissionais, sendo que de todos esses participantes 55% são provenientes do varejo alimentar e de bebidas. Em segundo lugar, 23% desse número provém do segmento industrial; em terceiro, vem o setor de food service, que comparece com 16%, e o restante inclui são profissionais da organização e de serviços. Em 2018, foram 21 os setores de produtos, distribuídos em oito pavilhões em Paris Nord Villepinte, na capital francesa.

PARA EMPRESAS
Hirota lança locker refrigerado

A rede Hirota de Supermercados e Express prepara o lançamento e a instalação do primeiro locker refrigerado que será instalado em grandes empresas. Com esse tipo de equipamento, ela pretende atender uncionários de companhias que precisam adquirir produtos de conveniência ou alimentação e que não têm opção de comércio próximo. A operação funcionará por meio do novo app da Hirota e, depois que o cliente finalizar a compra, um funcionário da Hirota entregará na sede da empresa, em até 30 minutos, o pedido feito, inclusive com possibilidade de adquirir produtos resfriados. O equipamento tem 29 portas, 16 delas refrigeradas. “Oferecemos um serviço para atender o consumidor no seu local de trabalho ou até em grandes condomínios”, informa Hélio Freddi, gerente geral.

7

novas lojas foram abertas em 2019, seis no segmento de autosserviço, marcam o ritmo de crescimento do Grupo Koch Supermercados, que se consolida no litoral catarinense e expande para as regiões Norte do estado e Grande Florianópolis.A rede deve fechar o ano com crescimento de 40% no faturamento