Ranking ABAD/Nielsen 2021 - Metodologia

Maior abrangência

Estudo publicado comemora 27 anos de edições anuais sucessivas que evidencia a representatividade do setor

Por Claudia Rivoiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A edição ininterrupta do Ranking ABAD/Nielsen entra em seu vigésimo sétimo ano e, como nas outras edições, sempre traz novidades em sua apresentação: concepção visual arrojada, aparecimento de novidades às vezes inesperadas, análises mais abrangentes. Além disso, no nível mais macro, pode-se às vezes discernir nesse comportamento reflexos da economia e dos planos econômicos.

No que se refere ao estudo, foram incluídas duas novas tabelas: Autosserviço e Atacado Distribuidor com Entrega e Outros, além da tabela Geral e da tabela por Estados. Neste ano, a participação do setor totalizou 660 respondentes (ano-base 2020). O Ranking das empresas é realizado por meio de um questionário on-line, totalmente informatizado, situação que lhe permitiu ser preenchido com mais facilidade por via da internet.

Enviado pela ABAD, esse questionário, cujo preenchimento não é obrigatório, teria, então, essas informações consolidadas pela NielsenIQ, empresa global de inteligência do consumo e do consumidor. Para as análises de consumo do mercado, a NielsenIQ utilizou a metodologia Retail Index, pesquisa contínua amostral que representa um universo de mais de um milhão de lojas varejistas de um grupo de 160 categorias de bens de consumo de giro rápido, com dados atualizados mensalmente.

Ressalte-se ainda que o destino das vendas utiliza as áreas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divide o Brasil em cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email