ANTISSÉPTICO BUCAL
Lucro garantido
Com desempenho positivo no pequeno varejo, com alta em valor e volume, a categoria de antisséptico bucal tem o faturamento praticamente concentrado nas embalagens de:
- 500 ml a 749 ml.
- 200 ml a 299 ml.
O destaque, porém, é o aumento de vendas de 229,7% dos frascos maiores, de 750 ml a 1 litro.
Badger Hentzy, diretor-presidente da Unilider Distribuidora, que atende 17 mil clientes no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, explica que a categoria tem alto valor agregado e contribui para aumentar o tíquete médio no varejo:
“As embalagens de maior conteúdo estão vendendo bastante, têm desempenho expressivo e compõem a cesta de produtos de saúde bucal”, acrescenta.
A empresa trabalha com a marca Oral-B, da P&G, que, segundo o empresário, registrou crescimento de 5% em volume de enxaguantes nos últimos anos.
APARELHO E LÂMINA DE BARBEAR
Descartáveis no topo
O varejo pesquisado na região mapeada como Grande Rio foi o único a apresentar retração nas vendas de aparelho e lâmina de barbear, registrando uma queda de 8,1%.
Em contrapartida, as demais áreas apresentaram variação positiva em valor, com os seguintes percentuais:
- Sul: 7,9%.
- Espírito Santo/Minas Gerais/interior do Rio: 6,8%.
- Interior paulista: 6,6%.
- Grande São Paulo: 3,9%.
- Nordeste Sul: 3,3%.
- Centro-Oeste: 1,7%.
A versão descartável domina a categoria, com 84% de contribuição para o faturamento, apresentando alta de 4,9% na comercialização em valor.
A variedade denominada duplo fio respondeu por 8,5% do faturamento e registrou um aumento de 6,8% nas vendas.
BRONZEADOR
Loção concentra vendas
A categoria destaca-se por registrar um forte crescimento em valor (de 8%), mas minguado em volume (de 1,6%).
O varejo pesquisado na Grande São Paulo apresentou um aumento significativo, muito acima do registrado em outras áreas, atingindo 63,9%. A segunda maior alta foi no Sul, com 55,2%.
As demais regiões apresentaram as seguintes variações de vendas (em valor):
- Espírito Santo/Minas Gerais/interior do Rio: 18,8%.
- Interior paulista: 1,4%.
- Grande Rio: 0,4%.
- Nordeste: -8,8%.
- Centro-Oeste: -2%.
A apresentação loção/creme teve a maior importância no resultado do grupo, com 85% de participação no faturamento, apresentando uma alta moderada nas vendas (em valor), de 2,2%.
CREME DENTAL
Escolha madura
A categoria analisada pela NielsenIQ apresentou:
- 7% de crescimento em vendas/valor.
- 0,7% de crescimento em vendas/volume.
O segmento para adulto se destaca, representando 96% do valor do segmento analisado, enquanto a modalidade infantil ficou com o restante.
Roger Rosendo de Almeida Nogueira, gerente de marketing da Jotujé, empresa sediada em Fortaleza/CE e parceira da marca Colgate, explicou que a importância de valor/venda não se alterou do ano passado para 2024, segundo as áreas da NielsenIQ:
“O segmento de cremes adulto continua tendo uma maior participação nas vendas. Apesar de ter um peso reduzido nas vendas, o que se percebe ser uma categoria madura, evidencia um compromisso da indústria em instruir a população sobre a saúde bucal. O consumidor bem informado vai além de buscar marcas de baixo custo e acaba adotando um comportamento de comprador de produtos de maior valor ou premium, mas que possa proporcionar mais vantagens à sua saúde.”
Ele ainda destacou que essa tendência também se aplica ao segmento infantil, que cresce na medida em que os pais se conscientizam da importância de cuidar dos filhos com produtos de qualidade.
DESODORANTE
Forte impulso
O desodorante está no time de categorias com maiores impulsos de vendas, registrando:
- 15,4% de aumento no faturamento.
- 10,4% de crescimento em volume.
Todas as regiões apresentaram crescimento em valor nos 12 meses encerrados em setembro, com base no mesmo período do ano anterior. As variações foram:
- 4,6% na Grande Rio.
- 23,9% no Centro-Oeste.
A evolução da categoria é evidente quando comparada ao levantamento anterior, de 2023, que registrou:
- Retração de 2,3% em volume.
- Crescimento de 11% no valor faturado.
A maior parte do resultado em valor do grupo (76%) foi proveniente do produto vendido em aerossol, seguido pelo roll-on (15,3%).
Antônio Carlos Ferreira, consultor de varejo, recomenda ao pequeno comércio:
- Acompanhar de perto as vendas do produto.
- Oferecer ao menos três opções de marcas.
- Manter variedades de fragrâncias e apresentações nas gôndolas.
Segundo ele, o desodorante é um artigo de higiene cuja escolha é pessoal e atrai consumidores que nem sempre escolhem pelo preço, mas pela preferência individual. Essa situação é especialmente comum entre pessoas com bolso apertado, que fazem compras assertivas:
“São consumidores que não têm recursos para arriscar e preferem levar o que já conhecem.”
ESCOVA DENTAL
Hábitos de higiene
De forma geral, o mercado de higiene bucal e das escovas dentais continua em crescimento no Brasil, e o pequeno varejo desempenha um papel importante no incremento desse mercado.
“As escovas dentais são o principal acessório para a higiene da boca e o pequeno varejo desempenha um papel relevante na categoria, especialmente em regiões distantes, pequenos municípios e que possuem um número menor de consumidores”, destaca o professor Hugo Roberto Lewgoy, consultor científico da Curaden Swiss do Brasil, dona da marca Curaprox.
Os dados da pesquisa da NielsenIQ revelam que a categoria de escovas dentais apresentou:
- 5,5% de crescimento em vendas/valor.
- 0,9% de crescimento em vendas/volume.
Os itens para adultos respondem por 90% da importância na categoria.
“O mercado de higiene oral continua crescendo e as oportunidades sempre aparecem. O pequeno varejo deve investir em produtos de qualidade superior e maior valor agregado. A maior oportunidade está na comercialização de produtos premium, onde certamente o ganho é maior”, completa Lewgoy.
ESMALTE E CANETA
Produto acessível
A categoria de esmalte apresentou variações positivas no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, segundo a pesquisa NielsenIQ.
- Vendas/valor: crescimento de 18,9%.
- Vendas/volume: crescimento de 8,9%.
Bruno Wolmer, VP comercial da Coty Brasil, destacou que, para esmaltes, o pequeno varejo tem boa representatividade, especialmente no Norte e Nordeste.
Ele ressaltou que o sortimento e a exposição são pontos-chave para melhorar a produtividade da categoria no pequeno varejo:
“Reconhecemos também que o esmalte é um produto acessível, frequentemente adquirido nas lojas físicas dos supermercados. Logo, a exposição e o destaque na gôndola ou em displays extras contribuem significativamente para o aumento da categoria”, comentou.
LENÇO UMEDECIDO
Cuidado diário
A categoria de lenços umedecidos é muito importante para o varejista, pois é considerada uma categoria destino, especialmente no universo do cuidado infantil, ou seja, gera fluxo para o estabelecimento.
Renan Hervelha, diretor-executivo da Cremer, explica:
“Acreditamos que o portfólio completo de marcas e produtos, em diversas subcategorias e diferentes posicionamentos de preços, com apoio consistente de merchandising e ações nos pontos de vendas, trará maior possibilidade aos varejistas otimizarem suas operações, conquistarem mais clientes e, assim, elevar o tíquete médio de forma consistente.”
Os números da pesquisa da NielsenIQ corroboram o otimismo do mercado:
- Vendas/valor: variação positiva de 6,9%.
- Vendas/volume: crescimento de 12%.
Destaque para as embalagens econômicas, que apresentaram melhor desempenho.
MAQUIAGEM
Momentos de beleza
O uso de maquiagem faz parte da rotina de cuidados das brasileiras. Tanto que a pesquisa realizada pela NielsenIQ mostrou os seguintes dados para a categoria:
- Vendas/valor: variação positiva de 10,1%.
- Vendas/volume: variação negativa de -1,6%.
Os produtos para maquiagem do rosto se destacam em importância/valor do segmento, com 44%. Em segundo lugar aparece a maquiagem para lábios, com 27,3%.
Por regiões, o interior de São Paulo foi responsável por 68% da contribuição para o crescimento.
Uma pesquisa realizada pela MindMiners revelou que o consumidor de maquiagem é:
- 82% mulher.
- 38% dos entrevistados afirmaram usar maquiagem sempre ou frequentemente.
PAPEL HIGIÊNICO
Buscar espaço
A categoria de papel higiênico, segundo a pesquisa da NielsenIQ, apresentou:
- Variação negativa de -2% em vendas/volume.
- Pequeno aumento de 1,5% em vendas/valor.
Os números foram auditados em 505.593 pontos de vendas espalhados pelo Brasil.
A Mili, fabricante do produto há mais de 40 anos, é a maior empresa 100% brasileira no setor de papel tissue.
Denise Pires, que assumiu o cargo de gerente de marketing após seis anos de dedicação à empresa, destacou suas metas para conduzir o reposicionamento da marca e impulsionar sua expansão no mercado:
“Estou pronta para liderar nossa equipe em novos desafios, dando continuidade ao trabalho de reposicionamento da marca, gerando insights e participando de processos criativos e estratégicos da empresa, criando oportunidades para o aumento da receita. Um dos principais desafios à frente da equipe será aumentar a proximidade com clientes B2B, além de fortalecer o relacionamento com consumidores finais.”
Sobre as perspectivas futuras, Denise afirmou que o foco será a expansão da marca em diversas frentes:
“Há muitas oportunidades para aumentar a visibilidade da Mili em diferentes áreas.”
PRODUTOS PARA PELE
Demanda crescente
A pesquisa “Categorias em Destaque” da NielsenIQ, que neste ano incluiu 10 novas categorias auditadas, como “Produtos para a pele”, revelou resultados positivos no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, em 505.593 pontos de vendas com até mil metros quadrados:
- Vendas/volume: variação positiva de 6,3%.
- Vendas/valor: crescimento de 14,7%.
A importância do creme para adultos contribui com 37% no crescimento da categoria, mas em vendas/valor, o destaque é o creme para lábios, com um aumento de 147%.
David Pinski, head de marketing e inovação da Unidade Pele da Flora, destacou que o crescimento da categoria reflete a crescente demanda dos consumidores por produtos que atendem diferentes necessidades e momentos de uso:
“O cenário de dados da NielsenIQ reforça a importância de expandir o portfólio para abranger múltiplos momentos de consumo, como é o caso da linha Francis. Nossos produtos vão desde os sabonetes icônicos a hidratantes corporais, categoria que entramos neste ano e já mostra a sua força.”
Os produtos para a face aparecem em segundo lugar em importância/valor no segmento avaliado, com 22,8%.
REPELENTE
Dengue e calor em pauta
A variação em vendas/valor na categoria mostrou sua força no período apurado pela NielsenIQ, em seu nono ano de publicação na DISTRIBUIÇÃO:
- 65,9% em vendas/valor.
- 56,3% em vendas/volume.
As vendas/valor foram positivas em todas as sete áreas pesquisadas, com destaque para a Área IV, que alcançou 335,9% na Grande São Paulo.
Rubens Batista, CEO do Grupo Martins, sediado em Uberlândia/MG, mas com atuação em todo o Brasil e mais de 70 anos de história no canal indireto, apontou os fatores que impactaram positivamente a categoria:
“O calor que assolou o Brasil em todas as regiões contribuiu e muito para o surto da dengue, que não foi erradicada ainda. Adicionalmente, algo que também contribuiu e muito para esses números foi a mudança de hábitos do consumidor pós-pandemia, isso também é muito claro para nós.”
Ele também destacou que a categoria foi influenciada por:
- Surto de dengue.
- Calor intenso em todas as regiões.
- Desequilíbrio entre oferta e demanda.
SABONETE SÓLIDO E LÍQUIDO
Aposta com certificação
A boa notícia é que a categoria de sabonete sólido e líquido apresentou dados positivos na pesquisa da NielsenIQ.
No ano móvel de outubro de 2023 a setembro de 2024, a categoria registrou:
- 1% de aumento em vendas/volume.
- 3,2% de crescimento em vendas/valor.
Quanto à importância em valor de segmentos:
- A categoria regular lidera, com 88% da participação.
- Os sabonetes antisséptico/bacterianos apresentaram uma leve queda, de 12,9% em 2023 para 11,8% em 2024.
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, anunciou o lançamento da segunda fase de sua campanha 100% digital para a linha de Cuidados Pessoais, Flor de Ypê.
Jean Bueno, diretor de cuidados pessoais da Ypê, destacou:
“Nosso objetivo é tornar essa experiência premium acessível a cada vez mais lares brasileiros, especialmente em praças prioritárias onde temos grande potencial de crescimento.”
A marca Flor de Ypê é uma das mais importantes no portfólio da Ypê. Além disso, todos os produtos são:
- 100% biodegradáveis.
- Produzidos com embalagens recicláveis.
- Possuem certificação da Sociedade Vegana Brasileira.
XAMPU
Qualidade e preços acessíveis
Na pesquisa apresentada pela NielsenIQ, que avalia 60 categorias em 505.593 pontos de vendas espalhados pelo país com até mil metros quadrados, a categoria de xampu apresentou os seguintes dados:
- Vendas/volume: 0,5% de crescimento, indicando um pequeno aumento positivo.
- Vendas/valor: 6,1% de crescimento.
Na edição anterior do estudo, o número para vendas/volume foi negativo: -4,7%.
Luiz Piccoli, diretor-presidente da Cless, fabricante nacional de cosméticos com 20 anos de atuação no ramo, destacou que a empresa continua apostando fortemente na categoria, especialmente voltada para os profissionais do setor de cabelos:
“Estamos sempre apostando porque acreditamos em oferecer um produto de qualidade, democrático e a preços acessíveis. E, claro, contando com as novas estratégias para trabalhar ainda mais com o canal indireto”, afirmou.
Na segmentação da categoria, os dados revelam:
- Normal: representa 85% da importância em valor.
- Anticaspa: corresponde aos 15% restantes.