Seções

Nesta Edição

divisor-menu

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

CONVENÇÃO ABAD JOVENS E SUCESSORES

Empreender é a saída

Grupo de empresários apresentou uma programação variada que abordou desde o cenário político-econômico até cases de sucesso

Por Redação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Presidente do Gajs Juscelino Júnior

Realizada no fim de semana que antecedeu o Encontro do Valor ABAD, a terceira edição da Convenção Anual do Gajs – Grupo ABAD Jovens Sucessores promoveu, durante os dias 23 e 24 de novembro, no Maksoud Plaza Hotel, na capital paulista, uma verdadeira imersão em palestras de conteúdo importante para os seus negócios, como tecnologia, cenário político, economia brasileira, transformação digital e empreendedorismo, ministrados por professores da Fundação Dom Cabral, e apresentação de cases de participantes. O presidente do grupo, Juscelino Júnior, ressaltou que esta edição foi recorde de inscritos. Foram 180, e, realizada pelo terceiro ano consecutivo, já está na agenda da entidade e dos jovens empresários. “Acredito que o modelo do evento já se consolidou e estamos no caminho certo com a sua programação dinâmica, atual e interessante”, destacou.
O professor Antônio Lanzana, da Fundação Dom Cabral, abordou o tema “Cenário Político e Econômico” e enfatizou que, depois da mais profunda recessão econômica que os brasileiros vivenciaram, a retomada está começando e deverá vir mais depressa do que todos esperam. “Apesar de lenta, a retomada acontecerá com certeza, apesar de o setor industrial não estar contribuindo como era esperado, ao contrário da construção civil, que já está iniciando sua recuperação, contratando pessoal e lançando novas obras”, enfatizou.
Patrícia Turmina, participante do Grupo e proprietária da empresa Royal Trudel, falou sobre a sua trajetória de empreendedora, iniciando seu negócio de lojas vendendo um doce de inspiração romena. “Não segui os negócios da minha família. Acabei optando por iniciar um novo negócio juntamente com o meu irmão e hoje já contabilizamos mais de 30 unidades. Não foi fácil, claro, mas estamos muito contentes com o rumo que tomamos”, lembrou.

O número de inscritos chegou a 180 participantes

EMPRESA DIGITAL 

No segundo dia, a programação começou com a palestra “Transformação Digital”, ministrada pela professora Dora Kaufman, da Fundação Dom Cabral. A especialista falou ao grupo de sucessores durante toda a manhã, abordando temas como Inteligência Artificial, empresas orientadas a dados, internet das coisas, indústria 4.0, deep learning e o futuro da inovação.

Ao mencionar os grandes avanços tecnológicos que afetam as empresas de hoje, a professora Dora fez questão de frisar que, por mais que uma boa equipe técnica seja importante, é ainda mais significativo o envolvimento da alta direção no processo, uma vez que não se trata simplesmente de um processo de TI, mas sim, de gestão da empresa com um todo.

Os presentes gestores também receberam a visita do presidente da ABAD, Emerson Destro, que falou brevemente sobre a necessidade de a empresa assumir o protagonismo das mudanças, sob o risco de ser engolida pelo mercado em constante evolução. Destro participou, ao lado do presidente do Gajs, Juscelino Júnior, da entrega do troféu da maior caravana de participantes, que neste ano foi entregue ao pessoal do Sincades – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo.

Na parte da tarde, o grupo ouviu a palestra “Mentalidade Empreendedora”, apresentada por Rodrigo Cartaxo, fundador e CEO da Sympla (plataforma de vendas de ingressos). Relatando a trajetória do empresário e da própria Sympla, a palestra trouxe grandes exemplos de empreendedorismo e inovação.

Na sequência, a apresentação do projeto social “Crie o Impossível” mostrou como o idealismo e a coragem de ousar levou um grupo de jovens empresários mineiros a criar um projeto de alto impacto, voltado para estudantes do ensino médio da rede pública. Flávio Vinte (Vivaçúcar), Guilhermina Abreu (Embaixadores da Escola) e Rodrigo Moreira (Smartalk) trouxeram uma história inspiradora e cases de grande sucesso. 

Por fim, encerrando a programação, João Guilherme de Souza Porto, diretor da Faculdade Arnaldo Janssen, proferiu a palestra “Crescimento Profissional pela Perspectiva dos Funcionários”, que trouxe insights certeiros sobre a importância de abordar as questões da empresa do ponto de vista do colaborador, e mostrou o poder da empatia para gerar engajamento e melhorar resultados.

Durante os dois dias, foram apresentados lançamentos e diferenciais dos patrocinadores: Fusion (Patrocinador Ouro), Compex, Grupo Kion Dematic, TOTVS, Cielo, MaximaTech, Infracommerce, Polibras e Volkswagen Caminhões e Ônibus.