BAZAR MELITTA

Com uma operação focada no fortalecimento e ampliação da parceria com o atacado distribuidor, a Melitta recebeu o prêmio Fornecedor Nota 10 pelo segundo ano consecutivo. “Olhando para a categoria Bazar, o canal (indireto) é muito importante, permite o abastecimento nacional e alcança locais onde não conseguiríamos chegar. Temos muitas ações conjuntas e queremos aumentar essa aliança inclusive em outras linhas, como de cafés”, ressaltou Ricardo Vasques, diretor-comercial.
Segundo informou, a categoria é representativa para a companhia, sendo que os filtros de papel são desenvolvidos para atender diferentes perfis de consumidor. Além da linha regular, conhecida como 102 e 103, a indústria desenvolve filtros para cafeteiras elétricas e para quem prefere adoçar e adicionar o café na água quente, antes de coar.
Vasques garante que a empresa apre- senta crescimento de duplo dígito e prevê a continuidade da trajetória positiva, tanto para a bebida amada pelos brasileiros como para os filtros.
OUTROS INDICADOS:
- Energizer
- Panasonic
- Duracell
- Henkell
Mix rentável
BEBIDAS ALCOÓLICAS HEINEKEN
Uma operação voltada à busca da melhoria contínua. É essa frase que resume as conquistas da Heineken, mais uma vez agraciada com o título Fornecedor Nota 10. Para Giuliana Yone Bernardo, diretora nacional de vendas, o prêmio é resultado desse compromisso, da estratégia da empresa acompanhar a performance dos produtos e identificar as preferências dos consumidores.
“Com isso, fizemos avanços significativos no abastecimento e na disponibilidade de produtos; no ajuste no mix de embalagens, para atender melhor às demandas regionais e no suporte do time comercial. Esses esforços combinados foram fundamentais para alcançarmos este reconhecimento”.
Questionada sobre a perspectiva de negócios, ressalta que o grupo continuará a investir fortemente nos rótulos e operações para sustentar e acelerar o crescimento. “Estamos comprometidos em fortalecer as marcas, explorar novas oportunidades de mercado e expandir a capacidade de produção. Seguimos em um momento de crescimento e consolidação no mercado brasileiro.”
OUTROS INDICADOS:
- Ambev
- Petrópolis
- Cervejaria Cidade Imperial
- Casa Di Conti
Negócios em alta
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICA e MERCEARIA SALGADA PEPSICO

A PepsiCo conquista dupla premiação: em Bebidas Não Alcoólicas e Mercearia Salgada. Martin Ribichich, vice-presidente de vendas da empresa no Brasil, destaca que o título é consequência de iniciativas adotadas para potencializar os negócios e inovação do portfólio. “Nos últimos quatro anos, dobramos os negócios no Brasil e temos planos de continuar crescendo de forma acelerada. O trabalho de expansão está baseado no forte desenvolvimento das marcas e categorias.”
Segundo informou, os esforços contam com o aumento de investimentos em capacidade produtiva e de entrega do produto nos pontos de vendas, em marketing e em novas ocasiões de consumo, além de outras iniciativas.
Entre as ações adotadas estão o incremento de lançamentos. Neste ano, foram apresentados os snacks salgados Tostitos e Doritos Dinamita e as bebidas não alcoólicas H2OH!, sabor Pitaya e Limão, e Gatorade Zero.
“Estamos em meio a uma grande transformação de digitalização, para comunicação com o consumidor, e de go to market – onde o papel da distribuição é fundamental para chegarmos ao peque- no varejo com o melhor serviço, custo e produtos certos”, ressalta Ribichich.
OUTROS INDICADOS:
- BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
- Coca-Cola
- Ambev
- Minalba
- Brasil Britvic
- MERCEARIA SALGADA
- Nissin
- Bunge
- M. Dias Branco
- Cargill
Brasil, mercado potencial
BELEZA PROCTER & GAMBLE
O desafio de conquistar os brasileiros, oferecendo produtos de beleza inovadores e adequados aos diferentes perfis, resultou em mais um prêmio de Fornecedor Nota 10 para a Procter & Gamble na categoria.
Tirso Mello, vice-presidente de vendas da P&G Brasil, ressalta o valor das pesquisas para indicar a direção que a empresa deve seguir. “Entender o consumidor e acompanhar tendências e necessidades faz da P&G única no mercado. Desde 1924, somos pioneiros na realização de pesquisas que indicam o que ele procura. Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas, por isso temos um compromisso com elas, que se dá por meio da inovação. O cliente está no centro de tudo o que fazemos”.
O Brasil é o 3º maior mercado potencial no mundo para a companhia, o que, segundo Mello, “simboliza” a força dos hábitos e necessidades do consumidor brasileiro na estratégia local e internacional do grupo.
“Para 2025, teremos novas linhas para atender às mais diversas necessidades capilares, e estamos, constantemente, direcionando esforços para a criação de soluções e tecnologias inovadoras na categoria”.
OUTROS INDICADOS:
- Unilever
- L’oréal
- Skala
- Bic
Marcas fortalecidas
CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS e HIGIENE PESSOAL UNILEVER

Detentora de um portfólio robusto e diversificado, a Unilever levou dois troféus. Adriana
Mesquita, gerente de canal, atribui a premiação às ações desenvolvidas em parceria com
os distribuidores, responsáveis por cerca de 40% dos negócios.
“Estamos trabalhando com consistência e muito forte na exposição do sortimento nos pontos de vendas. E acima disso investimos fortemente em mídia, redes sociais e em uma agenda de inovação, em lançamentos em diversas categorias, como de produtos para cabelos.
Também para caldos, a Unilever atua com a distribuição para acelerar marcas como Knorr e Arisco”. Segundo informou, a parceria com o canal indireto viabiliza estratégias que visam a defesa de marcas líderes e o desenvolvimento de novas categorias.
Em relação a caldos, molhos e condimentos e higiene pessoal, a empresa garante que crescem em vendas, distribuição e sortimento.
OUTROS INDICADOS:
- CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS
- Ajinomoto
- Cargil
- Kraft Heinz
- Fungini
- HIGIENE PESSOAL
- Nissin
- Bunge
- M. Dias Branco
- Cargill
Protagonismo do consumidor
CANDIES MONDELEZ
Com um portfólio diversificado e recheado de marcas icônicas, a Mondelez mantém a faixa de Fornecedor Nota 10 em candies. A conquista do troféu é vista como reconhecimento do trabalho no qual o consumidor está no foco das decisões.
“Atribuímos este reconhecimento à estratégia de consumer centric e conseguir estar cada vez mais conectado com os consumidores. Temos o compromisso de empoderar as pessoas a consumirem o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa. E isso só é possível quando investimos em estratégias consistentes para estar onde o consumidor está”, explica Juliana Bonamin, vice-presidente de vendas.
Em 2024, acrescenta, contou ainda a favor dos negócios ter um portfólio com inovação, abastecimento correto, otimizado e digitalizado. “O ano foi marcado pela entrega de um trabalho completo e com uma estratégia integrada entre marketing, e-commerce e vendas”.
Para 2025, revela otimismo. “Seguiremos com a nossa estratégia de entregar uma experiência de compras que agrega diversos formatos, priorizando perfis cada vez mais híbridos. A digitalização, o uso de inteligência de dados e a automatização precisam chegar também aos pequenos negócios, aos agentes distribuidores e à cadeia de distribuição como um todo para que o setor continue crescendo.”
OUTROS INDICADOS:
- Nestlé
- M. Dias Branco
- Marilan
- Bauducco
Parceria de peso
LIMPEZA CASEIRA YPÊ

Empresa 100% nacional e com 74 anos de existência, a Ypê ocupa, em mais uma edição, o podium dos fornecedores que obtiveram nota máxima pelo desempenho nos negócios e relações comerciais. Waldir Beira Júnior, CEO, acredita que a conquista seja fruto da confiança dos clientes na empresa e na marca.
“Estamos empenhados em trabalhar com todo investimento e esforço voltados ao desenvolvimento de produtos e bem atender aos clientes para que possam fazer bons negócios. É um ciclo virtuoso em que todos integrantes da cadeia ganham”.
A indústria possui um portfólio com mais de 400 itens, de 23 categorias. Entre os destaques estão ações promocionais realizadas para o detergente em pó Tixan e para a lã de aço Assolan.
O canal indireto é considerado fundamental para a empresa e representa cerca de 1/3 das vendas. “A Ypê está presente em 95% dos lares brasileiros, segundo levantamento da Kantar. E precisamos dessa parceria para alcançar todos os municípios”, observou.
Embora considere que 2024 tenha sido um período de enfrentar dificuldades, como aumento do câmbio, que impactou os preços de matéria-prima, Beira Júnior explica que foi possível crescer
em volume. Para 2025, espera uma fase de acomodação e um ambiente melhor de negócios.
OUTROS INDICADOS:
- Unilever
- Reckitt Benckiser
- P&G
- Sc Johnson
Jornada colaborativa
MERCEARIA DOCE e PET NESTLÉ
A Nestlé conquistou, de novo, a dupla premiação para as mesmas categorias. Para Helena Waquil, head de desenvolvimento da empresa, o prêmio representa, sobretudo, a jornada de trabalho construída de forma colaborativa com os clientes do canal indireto no decorrer dos anos. Destacou ainda a importância do investimento feito em inovações e citou, como exemplo, as ações desenvolvidas para mercearia doce para impulsionar os negócios.
“Dentro da categoria, basicamente para chocolates e biscoitos, trouxemos muita inovação, que representa 40% do nosso crescimento.”
No caso de pets, Helena Waquil explica que a nutrição é vista como um todo, da pré-concepção ao envelhecimento saudável, dos animais. “Tratamos com muito carinho e cuidado as inovações e especializações que fazemos no portfólio de pet, através do guarda-chuva de Purina, que traz várias marcas para a nutrição de cães e gatos”.
Com a cortina de 2024 praticamente fechada, a Nestlé planeja muitas novidades para o próximo ano. Neste momento, a companhia “escuta” os clientes sobre caminhos que possam acelerar ou fomentar os negócios.
OUTROS INDICADOS:
- MERCEARIA DOCE
- 3 Corações
- Lactalis
- Goiás Minas
- JDE
- PET
- Mars
- Lupus
- Manfrin
- Matsuda
Foco no comercial
REFRIGERADOS BRF

Considerada uma das grandes alavancas de crescimento para a BRF, a categoria de refrigerados concede à empresa o título de Fornecedor Nota 10. Manoel Martins, vice-presidente comercial Brasil, vê a premiação como resultado de uma operação que ressalta a primazia no atendimento ao cliente e a “consistência” na execução comercial.
Segundo informou, a execução comercial envolve processos coordenados, desde a gestão de um portfólio diversificado de produtos, a entrada de pedido até a entrega do produto e a comunicação com consumidores e distribuidores. “A empresa adota uma abordagem global e se ajusta às necessidades de diferentes regiões mantendo um foco constante em inovação, qualidade, sustentabilidade e atendimento ao cliente.”
As vendas de refrigerados, acrescenta, foram impulsionadas por ações coordenadas que vão da concepção do roteiro diário do vendedor, da rota de entrega/logística, da entrada e gestão do pedido, à diminuição da ruptura e elevação do serviço de loja (sortimento, espaço, preço correto). Soares destaca o desempenho do terceiro trimestre de 2024, sustentado pelo aumento sequencial das vendas, melhoria da execução comercial e investimentos nas marcas da BRF.
“Esse cenário contribuiu para os ganhos de participação de mercado nas principais categorias, alcançando 40% em processados.”
OUTROS INDICADOS:
- Seara
- Aurora
- Lactalis
- Nestlé