FORNECEDOR NOTA 10

Ajustada a um novo tempo

A Nestlé conquistou novamente o troféu Fornecedor Nota 10 na categoria Mercearia Doce. José Alexandre Gonçalves, diretor de Vendas do Canal Atacado e Atacarejo Nacional (na foto com Felipe Votisch), ressaltou a importância do prêmio como resposta aos esforços empreendidos e ao valor das alianças comerciais. “A pandemia
nos proporcionou muitos aprendizados e reforçou a importância das nossas parcerias”, observa. Indagado sobre os laços estabelecidos entre a empresa e o atacado distribuidor, o executivo garante que espelham uma parceria de muitos anos, uma parceria essencial.

“No período de pandemia, inclusive, essa parceria se comprovou ainda mais importante para o transporte de
nossos produtos e o desempenho de um papel fundamental para o abastecimento do mercado, com uma participação de 15% nos negócios da empresa”, explica.

Embora o cenário seja desafiador, a previsão é de crescimento em 2021 e 2022, em um patamar entre 5% e 6%. Especificamente em relação aos negócios com atacado e atacarejo, juntos, o impulso esperado está na faixa de 10% a 12%. Mas para buscar melhores resultados, a Nestlé passou a observar, com lupa, o consumidor, que mudou os hábitos de compra a partir da pandemia, e provocou impacto nas estratégias antes adotadas dentro dos canais de vendas.

“Entre essas mudanças de comportamento do shopper estão a diminuição de idas ao ponto de venda, o foco maior na alimentação em casa, a busca por produtos mais saudáveis e, por conta da inflação, a redução do volume médio por compra em diversas categorias, que atingiram patamares de preços na ponta nunca antes registrados”, exemplifica Gonçalves.

Entre as ações adotadas para a adequação a um novo tempo, a Nestlé cita as campanhas corporativas de cashback em parceria direta e com divulgação nos varejistas, sem perder o foco na inovação do portfólio de produtos. “No Brasil, investimos mais de 400 milhões de reais nos últimos cinco anos em pesquisas e produtos. Pensando na inflação, também fizemos uma revisão nas categorias mais impactadas com o objetivo de oferecer embalagens econômicas (de melhor relação custo/benefício) e outras de menor desembolso. Gramaturas e produtos exclusivos por canal são desenvolvidos para não passarmos das barreiras atuais de preços das categorias, respeitando o momento de consumo e o papel que cada canal/região desempenha.”

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