Sinergia na força de vendas

Nestes tempos de pandemia, em que as empresas tiveram de acelerar o passo, revendo estratégias para os canais de vendas, a figura do representante comercial autônomo volta à cena com um protagonismo expressivo. Segundo o Ranking, os RCAs responderam pela maior fatia de faturamento do setor. 

O levantamento também revela a potencialidade dos representantes comerciais autônomos nos modelos de negócios do Atacado Generalista com Entrega e do Distribuidor com Entrega. Outras forças de vendas são constituídas por vendedores (CLT), e-commerce,  televendas e lojas físicas (predominantes em autosserviços e atacados com atendimento em balcão). 

O Grupo Martins adota a integração dos canais presenciais, dos canais a distância e dos eletrônicos para dar corpo à estratégia do seu ecossistema, batizado de Sistema Martins. “Nos últimos anos, e mais intensamente em 2020, fizemos a integração completa do off-line com o on-line para o atendimento ao cliente em qualquer formato, horário e dispositivo. A ideia é estarmos sempre presentes, por assim dizer, ‘na própria casa’ dos nossos clientes”, conta Flávio Martins, CEO da empresa. 

Para que isso pudesse acontecer, acrescenta, foram realizados investimentos que o Grupo considerou significativos em plataformas tecnológicas, em pessoas e em processos. E, de maneira estratégica, as vendas realizadas pelo Grupo, independentemente do canal de atendimento, passaram a ser levadas em consideração e a seguir os objetivos e direcionamento da força de vendas presencial e de televendas. 

“Com isso, todos trabalham juntos com objetivos comuns: aumentar a positivação, melhorar o atendimento aos clientes, abastecer o pequeno e médio varejo brasileiro, e fazer acontecer a estratégia das categorias das indústrias no ponto de venda para, assim, crescermos continuamente”, explica. 

Em 2020, a empresa atendeu cerca de 240 mil clientes e obteve crescimento na participação das vendas on-line de maneira considerada significativa no faturamento: “Estamos mantendo esse ritmo em 2021. O caminho é a integração completa dos canais para um melhor atendimento aos clientes”, destacou o CEO. 

O Grupo Martins lidera a coluna dos Top 10 de empresas do Ranking no quesito de contratação de RCAs, com 3.857 profissionais declarados. 

Comentários (0)
Adicionar Comentário