Revolução digital

Em um mundo que exige eficiência e agilidade cada vez maiores, os recursos tecnológicos tornam-se essenciais para garantir bons resultados. Sistemas de gestão, softwares de automação e todos os tipos de ferramentas digitais são disponibilizados pelos desenvolvedores para suprir necessidades específicas, visando aumento da competitividade e sustentabilidade do negócio. Conheça, a seguir, o que há de mais atual e inovador no mercado de soluções focadas na produtividade da área de vendas, muitas delas criadas especialmente para o segmento atacadista e distribuidor.

A Polibras, com 30 anos de mercado e trabalhando há muito tempo com o setor, tem a maior parte de seu portfólio focada em tecnologias para a força de vendas e atende 215 atacadistas e distribuidores em todo o país, somando mais de 30 mil usuários.

Conhecida por ser pioneira em soluções para Força de Vendas, além de desenvolver tecnologia para e-commerce B2B focado exclusivamente neste público, a Polibras acaba de lançar o Polipedidos PDF, solução inédita que usa inteligência artificial para eliminar a digitação de pedidos e torna a força de vendas 10 vezes mais ágil, reduzindo a zero a devolução de mercadorias por erros.

“O Polipedidos é um robô ‘treinado’ para fazer a identificação visual dos pedidos do varejista em formato PDF e ajustar automaticamente os documentos para o processamento. É uma solução de ponta, com custo acessível”, destaca Sérgio Girão, sócio fundador da empresa e desenvolvedor da ferramenta.

Girão, da Polibras: com o Polipedidos DF ganhamos muito em agilidade

“Com o Polipedidos PDF,ganhamos muito em agilidade. Pedidos de um cliente nosso com 29 lojas hoje levam menos de 30 minutos para serem processados e encaminhados para separação, sem erro de descrição. O tempo ganho libera o vendedor para ações que fidelizam o cliente”, afirma João Paulo Teixeira Gomes, gestor comercial do Grupo Ibiapina e cliente da Polibras.

Soluções Móveis

Mais jovem, mas não menos inovadora, a ION surgiu no mercado de tecnologia em 2014, com soluções móveis destinadas a aumentar vendas e simplificar processos do negócio atacadista e distribuidor. O pioneiro ION Vendas é um aplicativo 100% em nuvem que possibilita fazer pedidos on-line e off-line, acompanhar pedidos emitidos e criar catálogos digitais.

Ele é o principal integrante de uma plataforma que inclui outros oito módulos: ION Supervisor, ION Catálogo, ION Rotas, ION Card, ION Reports, ION Direto, ION Farma e ION Pronta Entrega. Segundo a empresa, são ferramentas de interface simples e intuitiva, que novos usuários utilizam mesmo sem a necessidade de treinamento prévio. Já os usuários avançados podem lançar mão de informações e análises de grande auxílio durante as negociações.

“Uma solução 100% requer investimentos mínimos em infraestrutura, com implantações simples e rápidas. E a operação em ambiente de alta disponibilidade propicia velocidade e segurança no tráfego e tratamento das informações”, destaca Régis Daniel de Oliveira, CEO da ION.

Ganho de tempo e experiência

A MáximaTech, com 12 anos no mercado, atende alguns dos maiores atacadistas e distribuidores do Brasil. O maxPedido, carro-chefe da companhia, é focado no vendedor externo ou RCA e permite criar catálogos, emitir pedidos e verificar a disponibilidade de estoque e histórico de compras do cliente. “Hoje, nossos vendedores acessam todas as informações sem precisar ficar entrando em várias telas. Obtivemos redução de 30% no tempo gasto para efetuar uma venda”, diz Pedro Backes, Diretor de TI do Atacado Central (MT).

Já o maxGestão permite aprovar descontos e condições de pagamento especiais, acompanhando a equipe em tempo real e aumentando em até 100% a quantidade de visitas mensais feitas aos clientes. O maxGestão Plus inclui, ainda, recursos para reduzir os custos das rotas de visitas e aumentar a rentabilidade dos trajetos. Neste ano, foi lançado o primeiro aplicativo feito exclusivamente para o RCA/vendedor atuar também nas vendas do e-Commerce: o Venda+. “Ele permite uma integração entre os canais de venda online e externo, estabelecendo uma experiência omnichanel do vendedor com o cliente”,esclarece Selva Tassara, head de Marketing do Grupo Máxima.

Selva, da MaxiTech: o maxPedido é o carro-chefe da companhia

Presente em sete países,a Gera criou a plataforma let, 100% na nuvem, que permite gerenciar toda a operação de vendas a partir da gestão de força de vendas, motor promocional e gestão de canais, criando uma real experiência omnichannel. Dentre as principais vantagens está a possibilidade de criar promoções com segmentações avançadas para todos os canais de vendas e fazer a gestão da negociação dos revendedores. Ainda é possível controlar os inventários, desde o abastecimento até a distribuição, além de integrar com ERPs, WMs e outros sistemas externos.

A empresa também oferece o app de Força de Vendas let, que possibilita a captação de pedidos on e offline, antecipação do roteiro de visitas, consultas de reembolso, entre outras. “A Gera se desafia a entender e ter papel ativo no futuro das vendas B2B e B2B2C, pois o mundo está em transformação, e em vendas não existem melhores práticas: melhor é aquela que vende. Precisamos estar um passo à frente das necessidades do cliente”, diz Alencar de Carvalho Júnior, CEO da Gera.

Carvalho Junior, da Gera: precisamos estar um passo à frente

Controla e Apura

Completando 30 anos de história, a Acácia Consultoria é focada em soluções mobile e especialista em softwares para automação da força de vendas, com muitos usuários no segmento atacadista e distribuidor. A Acácia oferece o AFV, seu aplicativo para automação de vendas, com o AFVServer, seu integrador e gerador de relatórios gerenciais, o AFVCheck, que é um work-flow para vendas, o AFVMetas, que controla e apura as metas de acordo com as regras de cada cliente, e o AFVB2B, portal e-commerce onde o cliente pode vender 24 por 7, dentro ou fora de sua região, sem precisar aumentar seu time de vendas.

Batista, da Acácia: somos focados em solução mobile

“Vemos que hoje as soluções para automação da força de vendas são bastante similares em suas funções básicas no processo da venda e integrações com ERPs; o que diferencia uma de outra é a capacidade da solução frente à robustez da operação do cliente, o nível de atendimento e customização para cada cliente”, pontua João Batista, presidente da Acácia.

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