Tecnologia

Revolução digital

Empresas com anos de trabalho e aperfeiçoamento oferecem novas tecnologias que estão transformando a área de vendas com velocidade e eficiência

por Redação

Em um mundo que exige eficiência e agilidade cada vez maiores, os recursos tecnológicos tornam-se essenciais para garantir bons resultados. Sistemas de gestão, softwares de automação e todos os tipos de ferramentas digitais são disponibilizados pelos desenvolvedores para suprir necessidades específicas, visando aumento da competitividade e sustentabilidade do negócio. Conheça, a seguir, o que há de mais atual e inovador no mercado de soluções focadas na produtividade da área de vendas, muitas delas criadas especialmente para o segmento atacadista e distribuidor.

A Polibras, com 30 anos de mercado e trabalhando há muito tempo com o setor, tem a maior parte de seu portfólio focada em tecnologias para a força de vendas e atende 215 atacadistas e distribuidores em todo o país, somando mais de 30 mil usuários.

Conhecida por ser pioneira em soluções para Força de Vendas, além de desenvolver tecnologia para e-commerce B2B focado exclusivamente neste público, a Polibras acaba de lançar o Polipedidos PDF, solução inédita que usa inteligência artificial para eliminar a digitação de pedidos e torna a força de vendas 10 vezes mais ágil, reduzindo a zero a devolução de mercadorias por erros.

“O Polipedidos é um robô ‘treinado’ para fazer a identificação visual dos pedidos do varejista em formato PDF e ajustar automaticamente os documentos para o processamento. É uma solução de ponta, com custo acessível”, destaca Sérgio Girão, sócio fundador da empresa e desenvolvedor da ferramenta.

Girão, da Polibras: com o Polipedidos DF ganhamos muito em agilidade

“Com o Polipedidos PDF,ganhamos muito em agilidade. Pedidos de um cliente nosso com 29 lojas hoje levam menos de 30 minutos para serem processados e encaminhados para separação, sem erro de descrição. O tempo ganho libera o vendedor para ações que fidelizam o cliente”, afirma João Paulo Teixeira Gomes, gestor comercial do Grupo Ibiapina e cliente da Polibras.

Soluções Móveis

Mais jovem, mas não menos inovadora, a ION surgiu no mercado de tecnologia em 2014, com soluções móveis destinadas a aumentar vendas e simplificar processos do negócio atacadista e distribuidor. O pioneiro ION Vendas é um aplicativo 100% em nuvem que possibilita fazer pedidos on-line e off-line, acompanhar pedidos emitidos e criar catálogos digitais.

Ele é o principal integrante de uma plataforma que inclui outros oito módulos: ION Supervisor, ION Catálogo, ION Rotas, ION Card, ION Reports, ION Direto, ION Farma e ION Pronta Entrega. Segundo a empresa, são ferramentas de interface simples e intuitiva, que novos usuários utilizam mesmo sem a necessidade de treinamento prévio. Já os usuários avançados podem lançar mão de informações e análises de grande auxílio durante as negociações.

“Uma solução 100% requer investimentos mínimos em infraestrutura, com implantações simples e rápidas. E a operação em ambiente de alta disponibilidade propicia velocidade e segurança no tráfego e tratamento das informações”, destaca Régis Daniel de Oliveira, CEO da ION.

Ganho de tempo e experiência

A MáximaTech, com 12 anos no mercado, atende alguns dos maiores atacadistas e distribuidores do Brasil. O maxPedido, carro-chefe da companhia, é focado no vendedor externo ou RCA e permite criar catálogos, emitir pedidos e verificar a disponibilidade de estoque e histórico de compras do cliente. “Hoje, nossos vendedores acessam todas as informações sem precisar ficar entrando em várias telas. Obtivemos redução de 30% no tempo gasto para efetuar uma venda”, diz Pedro Backes, Diretor de TI do Atacado Central (MT).

Já o maxGestão permite aprovar descontos e condições de pagamento especiais, acompanhando a equipe em tempo real e aumentando em até 100% a quantidade de visitas mensais feitas aos clientes. O maxGestão Plus inclui, ainda, recursos para reduzir os custos das rotas de visitas e aumentar a rentabilidade dos trajetos. Neste ano, foi lançado o primeiro aplicativo feito exclusivamente para o RCA/vendedor atuar também nas vendas do e-Commerce: o Venda+. “Ele permite uma integração entre os canais de venda online e externo, estabelecendo uma experiência omnichanel do vendedor com o cliente”,esclarece Selva Tassara, head de Marketing do Grupo Máxima.

Presente em sete países,a Gera criou a plataforma let, 100% na nuvem, que permite gerenciar toda a operação de vendas a partir da gestão de força de vendas, motor promocional e gestão de canais, criando uma real experiência omnichannel. Dentre as principais vantagens está a possibilidade de criar promoções com segmentações avançadas para todos os canais de vendas e fazer a gestão da negociação dos revendedores. Ainda é possível controlar os inventários, desde o abastecimento até a distribuição, além de integrar com ERPs, WMs e outros sistemas externos.

A empresa também oferece o app de Força de Vendas let, que possibilita a captação de pedidos on e offline, antecipação do roteiro de visitas, consultas de reembolso, entre outras. “A Gera se desafia a entender e ter papel ativo no futuro das vendas B2B e B2B2C, pois o mundo está em transformação, e em vendas não existem melhores práticas: melhor é aquela que vende. Precisamos estar um passo à frente das necessidades do cliente”, diz Alencar de Carvalho Júnior, CEO da Gera.

Carvalho Junior, da Gera: precisamos estar um passo à frente

Controla e Apura

Completando 30 anos de história, a Acácia Consultoria é focada em soluções mobile e especialista em softwares para automação da força de vendas, com muitos usuários no segmento atacadista e distribuidor. A Acácia oferece o AFV, seu aplicativo para automação de vendas, com o AFVServer, seu integrador e gerador de relatórios gerenciais, o AFVCheck, que é um work-flow para vendas, o AFVMetas, que controla e apura as metas de acordo com as regras de cada cliente, e o AFVB2B, portal e-commerce onde o cliente pode vender 24 por 7, dentro ou fora de sua região, sem precisar aumentar seu time de vendas.

“Vemos que hoje as soluções para automação da força de vendas são bastante similares em suas funções básicas no processo da venda e integrações com ERPs; o que diferencia uma de outra é a capacidade da solução frente à robustez da operação do cliente, o nível de atendimento e customização para cada cliente”, pontua João Batista, presidente da Acácia.

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