Uma Espera Ativa

O Brasil vive hoje momentos de expectativa – com uma dose razoável de incerteza – em razão do cenário macroeconômico bastante indefinido por conta das negociações políticas em torno do orçamento da União para 2024.

O governo federal deve buscar o prometido déficit zero para o próximo ano, com a previsão de cerca de R$ 168 bilhões em receitas extras. Contudo, essas receitas dependem de medidas ainda não aprovadas no Congresso Nacional. E debates que envolvem reformas e novas fontes de arrecadação nunca têm tramitação fácil.

O novo arcabouço fiscal, recém aprovado no Congresso, foi uma vitória do governo, mas a aprovação na Câmara do texto do projeto de lei que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, por exemplo, reduz consideravelmente os recursos disponíveis no orçamento.

Assim, temos um resultado difícil de ser previsto. Porém, como empresas, precisamos manter a resiliência e o foco, lembrando que a economia segue em funcionamento, com diminuição gradativa do desemprego e manutenção da renda. Façamos a nossa parte, buscando sustentabilidade e eficiência independentemente de qualquer eventual cenário adverso.

Enquanto entidade, a ABAD segue acompanhando de perto, ao lado da Unecs, a tramitação da Reforma Tributária. Trabalhamos para que o Senado não imponha retrocessos ao texto já aprovado pela Câmara, que com a contribuição da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) priorizou a segurança jurídica e colocou fim à guerra fiscal. Isso não pode ser mudado.

Da mesma forma, em relação à Reforma Administrativa que começa agora a ser debatida, vamos nos posicionar favoravelmente ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que se comprometeu a combater o inchaço do Estado. Esse, inclusive, será um dos temas debatidos durante o Encontro de Valor deste ano.

A propósito, aproveitamos para ressaltar que o Encontro de Valor ABAD, agendado para o dia 27 de setembro, está de casa nova. Depois de quase duas décadas na Fecomercio/SP, o evento passa agora a ser realizado no Clube Monte Líbano, um espaço nobre de São Paulo, bem localizado em com excelente infraestrutura. Divulgaremos a programação completa em breve!

Sempre em busca de um país menos burocrático e um ambiente de negócios mais saudável para quem produz, seguimos atentos aos temas relevantes para o setor e contamos com a participação de cada empresa associada e de cada filiada para atingirmos nossos objetivos com sucesso. Junte-se a nós e fortaleça essa corrente!

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

Comentários (0)
Adicionar Comentário